Ex-treinador de ginástica é considerado culpado em 2ª instância por estupro
Fernando de Carvalho Lopes é acusado de abusar sexualmente de quatro atletas Esporte | Por F5 News 27/07/2023 08h33 - Atualizado em 27/07/2023 09h59Por unanimidade, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) manteve a condenação pelo crime de estupro de vulnerável contra o ex-técnico de ginástica Fernando de Carvalho Lopes. O julgamento em segunda instância aconteceu nessa quarta-feira (26).
Ainda é possível recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e cabe recurso extraordinário ao Supremo Tribunal Federal (STF), e Fernando deve recorrer em liberdade.
Ele é acusado de abusar sexualmente de quatro atletas. O novo julgamento diminuiu o tempo de reclusão de 109 anos e oito meses para 28 anos.
Em 2022, ele foi considerado culpado em primeira instância pela 2ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo (SP). O ex-treinador foi denunciado pelo Ministério Público nos artigos 217-A (estupro de vulnerável) e 226 inciso II (agravante pela relação de poder em relação às vítimas).
Na esfera da justiça esportiva, o ex-treinador chegou a ser banido da ginástica pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).
Contudo, Lopes conseguiu uma liminar em junho de 2020 junto à 2ª Câmera Cível do Tribunal de Justiça de Sergipe, onde fica a sede da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), para suspender a decisão de bani-lo até que o mérito da ação de seu recurso seja julgado pelo TJ-SE.