Árbitras sergipanas atuam em partida de futebol comandada apenas por mulheres
O comando feminino em uma partida de futebol masculina é um marco na história Esporte | Por F5 News 03/08/2023 13h00Duas sergipanas participaram de um momento histórico no futebol masculino. Pela primeira vez uma partida teve o comando total de mulheres, desde a arbitragem, arrecadação e operação do jogo. O marco na história aconteceu no jogo entre Ituano (SP) e Tombense (MG), no Estádio Novelli Júnior, em Itú (SP), nessa quarta-feira (2).
No total, oito mulheres atuaram no jogo. Além da partida ter como árbitra principal Thayslane de Melo Costa (FIFA-SE), uma das assistentes foi Vanessa Santos Azevedo (SE).
O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wison Seneme, valorizou a boa performance das profissionais em campo.
“É muito importante que se confirme a boa atuação das árbitras. Porque isso comprova que não é uma questão de simplesmente oportunizar o gênero feminino, mas uma questão de capacidade de uma equipe formada somente por mulheres atuar nos jogos de uma série tão importante como é a Série B. Quem sabe no futuro uma equipe totalmente feminina possa estar também na Série A. Portanto, parabenizamos as profissionais de arbitragem desse jogo que fizeram história de uma maneira positiva tendo um excelente desempenho”, disse Seneme.
A árbitra principal agradeceu a oportunidade e a valorização da representatividade feminina no futebol. “A emoção foi muito grande e uma honra liderar essa equipe no campo de jogo e poder ver nossa performance sendo valorizada”, disse Thayslane.
“Quero agradecer especialmente ao presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, ao presidente da Comissão de Arbitragem, Wilson Seneme, e também a Regildenia Moura, do Departamento de Arbitragem Feminina, pela oportunidade”, acrescentou a sergipana.
Curso RAP-FIFA
Em julho desse ano, as árbitras e assistentes do Brasil participaram de um curso promovido pela Comissão de Arbitragem da CBF em parceria com a FIFA.
As aulas, que duraram cerca de dez dias, envolveram atividades físicas, posicionamento, além de conteúdo teórico e treinos.