Veja sugestões de fantasias para brincar o Carnaval
Entretenimento 05/02/2016 09h45Por Fernanda Araujo
Época de carnaval é também o momento de se caracterizar, usar máscaras e maquiagens extravagantes, vestir peças e acessórios mais coloridos. As fantasias dão um ar especial à folia e são a grande diferença entre os foliões. Foi a partir de 1870 que elas tomaram importância para a festa, como uma forma de dar um ar mais divertido ao Carnaval.
Até 1930 as fantasias eram simples, com roupas adaptadas, muitos até se vestiam igual em alguns blocos de rua. Mas depois tudo isso mudou e as fantasias ficaram mais elaboradas. Desse tempo para cá os disfarces que ficaram famosos, como caveira, odalisca, médico, morcego, malandro, super-heróis, diabo, príncipe, bobo da corte, pierrô, colombina, vedete, palhaço, ainda caem no gosto do povo.
Até hoje no Carnaval prevalecem as tradicionais, a exemplo das havaianas. “Os clássicos são os mais procurados, como também a fantasia de colegial, Emília e sininho”, conta a proprietária de uma loja de fantasias em Aracaju (SE), Isabel Barros.
Para as crianças, apesar do gosto das mães ser maior pela fantasia de princesa ou príncipe, Isabel Barros sugere que a escolha seja por algo mais despojado, para que a criança possa correr e brincar livremente - mas sempre colocando o colorido nas combinações.
“Para as crianças, a gente indica os marinheiros, piratas, ciganos, colombinas, palhacinha, baianinhas, Carmem Miranda, são fantasias super ‘gostosas’. Para os meninos menores são os super heróis, mas os pré-adolescentes adoram fantasias de aventura como piratas e terror. O de terror é o ano todo, para eles quanto mais macabro melhor. As tradicionais eu acho sensacionais tanto para criança quanto para adulto. Tem também aquela influência da Disney pela Minnie e Mickey, além do Chaves, Chapolin, Chiquinha”, afirma a empresária.
Devido ao sucesso do filme infantil Frozen, produzido pela Disney, a novidade agora é a fantasia dos personagens da animação. “A fantasia da Frozen agora está na moda, principalmente, para as meninas. As tiaras de cabelo têm saído bastante, tiara de havaiana, por exemplo, é a sensação do momento”, ressalta Isabel.
Fotos: Fernanda Araujo/F5 News
Festival, que acontece até o próximo domingo (1º), reúne atrações locais e nacionais em diversos espaços da cidade histórica
Confira a programação promovida em Aracaju
Com 39 edições e 52 anos de história, Fasc ocorre de 29 de novembro a 1 de dezembro
Entre os repertórios escolhidos estão composições autorais inéditas