Secult apresenta concurso de apoio às quadrilhas juninas
Entretenimento 23/04/2012 15h34Por Fernanda Araujo
As festas juninas se aproximam, mas ainda não estão confirmadas as apresentações das tradicionais quadrilhas sergipanas. Preocupada com isso, a Secretaria do Estado da Cultura (Secult) vai lançar esta semana um concurso de projetos para apoio das quadrilhas. Acordado em audiência no Ministério Público Estadual nesta segunda-feira (23), na Promotoria do 3º Setor.
Segundo a assessora jurídica da Secult, Aline Magna Cardoso, o concurso tem a finalidade de apoiar a quadrilha junina financeiramente entre R$ 3 mil a R$ 8 mil, para viabilizar as apresentações neste ano. As quadrilhas deverão apresentar um projeto composto pela quantidade de apresentações a serem realizadas, o custo de vestuário, como toda a proposta da quadrilha para a apresentação. Além disso, deverão também “fazer um histórico da trajetória da quadrilha, quantos anos existe no estado, lugar onde se apresentou e qual tema que vai ser utilizado esse ano”, explica Magna.
O Edital do concurso será lançado após a liberação da Procuradoria Geral do Estado (PGE). “Pode se inscrever pessoa física ou jurídica e apresentar um projeto que vai ser avaliado pela comissão formada de pessoas tanto da secretaria e da sociedade civil. Vamos analisar e pontuar. Os que forem contemplados irão receber um apoio financeiro para as suas apresentações durante o período junino de junho a julho. É de 3 a 8 mil reais, dependendo do tamanho e do projeto da quadrilha”, resume. As verbas utilizadas são oriundas do Fundo de Cultura e Arte e geridas pelo Conselho Estadual de Cultura.
Entenda
O problema resultou em virtude de a Liga de Quadrilhas Juninas de Sergipe (Liquaju), antes responsável por orientar a organização dos grupos, estar com pendências na prestação de contas, o qual o processo de ação civil pública decorre em análise na justiça desde o ano passado. “Não há improbidade administrativa, mas pedimos o cancelamento do título que a entidade tem de utilidade pública. A Liga estava recebendo os recursos e repassando para as quadrilhas, o que deveria ser repassado diretamente pela Secretaria. Agora a gente vai acompanhar a contratação das entidades não governamentais para o São João”, explica a promotora Ana Paula Meneses.
Para que o São João continue com as apresentações artísticas, a Secretaria de Comunicação, Secult e Funcaju se reunião para discutir o custo das apresentações para a execução das festas de 2012. A Secult irá realizar o I Seminário sobre como utilizar os recursos públicos e como fazer a prestação de contas na área da cultura em Sergipe, com a participação da Promotoria do 3º Setor. Nova audiência foi marcada para o dia 21 de maio.
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano