Santos Juninos: conheça as histórias de Santo Antônio, São João e São Pedro
As celebrações dos santos juninos acontecem em 13, 24 e 29 de junho Entretenimento | Por F5 News 16/06/2024 08h00O sexto mês do ano é motivo de muitas comemorações para os adeptos ao catolicismo. Os 30 dias de junho trazem consigo a celebração de três grandes Santos para a religião, o Santo Antônio (13), São João Batista (24) e São Pedro (29).
Desde que a tradição foi trazida ao Brasil pelos portugueses durante a colonização, os três dominam as maiores festividades juninas no país. Inicialmente, a festa era conhecida como “Joanina”, por conta de São João e, atualmente, “Junina” em alusão ao mês de junho.
O F5 News trouxe uma explicação da história de cada um dos Santos Juninos. Confira:
Santo Antônio
O primeiro a ser celebrado é Santo Antônio, ou Fernando Antônio de Bulhões, nascido em Lisboa (PT), em 15 de agosto de 1195. Conhecido como o Santo dos milagres, é considerado protetor das coisas perdidas, dos casamentos e dos pobres.Em vida, Antônio realizou pregações em praças e igrejas, onde cegos, surdos e doentes foram curados. O seu falecimento foi em 13 de junho de 1231, em Pádua (IT). Devido aos milagres que aconteceram após a morte, cerca de 11 meses depois ele foi beatificado e canonizado.
A celebração aconteceu na última quinta-feira (13). Em Sergipe, as cidades de Aracaju, capital sergipana, e Itabaiana, na região agreste do estado, realizaram as tradicionais trezenas em honra ao Santo - 13 dias de festas.
São João Batista
O segundo Santo junino é São João Batista, este nasceu em 24 de junho na pequena povoação Aim Karim (ISR). Filho de Zacarias e Santa Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus, foi consagrado desde o ventre materno.O significado do seu nome vem da sua missão, João pregava a conversão e o arrependimento dos pecados através do batismo, ou seja, João que batiza, João Batista. Considerado o primeiro mártir da igreja e o último dos profetas, João é venerado como profeta, santo precursor do Messias.
São João é um dos Santos mais comemorados no mês de junho, e, como toda festa, há símbolos que remetem à data. Um dos mais conhecidos é a fogueira, sendo um sinal que Isabel teria feito a Maria, anunciando o nascimento de João através da grande labareda.
São Pedro
O terceiro e último Santo junino é São Pedro ou Simão, como é o seu nome de nascimento. Ele nasceu no século I a.C., em um vilarejo às margens do lago do Mar da Galileia (ISR).Simão trabalhava como pescador, mas abandonou o cargo ao receber o chamado de Jesus Cristo. Após isso, adotou o nome de Pedro e o significado da nova identidade ficou claro tempos depois, quando tornou-se o primeiro Papa da igreja católica, ou seja, a pedra onde a igreja encontra sua unidade.
Segundo a tradição, São Pedro é conhecido como o Santo da chuva, devido a sua imagem ser retratada como um idoso que segura as chaves do reino dos céus. Diante disso, foi criada uma ligação entre a sua retratação e o poder de controlar as águas que caem dos céus.
A sua celebração é em 29 de junho, dia em que se fecha a tríade junina. A homenagem acontece, pois, de acordo com as crenças, ele teria sido assassinado nesta data em 64 d.C., ao lado do apóstolo Paulo.
Com informações Cruz Terra Santa