Ponto de Cultura realiza BazARTE neste sábado
Entretenimento 17/04/2012 15h36
A Associação Abaô de Arte-Educação e Cultura Negra promove neste sábado, dia 14, a partir das 14h, um bazar com atividades culturais, o I BazARTE. O evento foi pensado para comemorar os 18 anos da Associação, que hoje carrega o selo do programa Pontos de Cultura do Ministério da Cultura (Minc), que é coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O bazar acontece na sede do Abaô localizada na Rua Reis Lima, 193, em frente ao CAIC do Bairro Industrial.
Na ocasião, serão comercializados diversos artigos seminovos a preços simbólicos. Haverá também roda de Capoeira Angola e participação do movimento Hip Hop com o grupo Aliados Pelo Verso (ALPV), que fará oficina de grafitagem para os participantes e apresentação de dança e música. De acordo com a coordenação da Associação, a proposta é fazer outras versões do BazARTE com a participação de grupos artísticos, debates e atividades culturais.
A renda do BazARTE será revertida para o Projeto Ponto de Cultura ‘Batuque de Angola’, que a Assocaição Abaô executa desde 2011. O Batuque de Angola oferece oficinas de Capoeira Angola e Rodas de Leitura e, em breve, oferecerá aulas de informática para jovens estudantes de 12 a 17 anos, preferencialmente residentes do Bairro Industrial e adjacências.
Atualmente, o trabalho vem sendo realizado com um grupo de 10 jovens, mas o objetivo é ampliar o número de beneficiados. As inscrições para novos participantes serão abertas em breve. As oficinas realizadas pelo Ponto de Cultura são voltadas para a construção da cidadania, autoestima e fortalecimento da visão crítica desses jovens, ressaltando a sua importância enquanto protagonistas de uma sociedade melhor e mais justa.
Histórico
A Associação Abaô de Arte-Educação e Cultura Negra completou 18 anos no dia 05 de abril de 2012, tendo iniciado sua história com o Grupo Abaô de Capoeira Angola encabeçado por Robson Martins, Rejane Maria, Alex Gomes e Fábio Ventania. A partir de então, o Grupo foi se fortalecendo na convicção de trabalhar questões de cidadania, debates sobre questões étnico-racial, de gênero e autoestima de jovens em situação de risco.
O grupo se ampliou e surgiu a Associação, que em 2010 foi contemplada pelo edital de Ponto de Cultura, promovido pela Secult, com o projeto Batuque de Angola. Foi através desta iniciativa que o grupo potencializou o trabalho de disseminação da cultura e resgate da cidadania que vem desenvolvendo ao longo desses 18 anos.
Pontos de Cultura
Em Sergipe, atualmente, 30 instituições são beneficiadas pelo ‘Pontos de Cultura’ - ação do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura (Minc), adotado pela Secult. Através de recursos oriundos da parceria entre o Minc e a Secult, iniciativas e projetos culturais já desenvolvidos por comunidades, grupos e redes de colaboração, são potencializados. Os Pontos de Cultura tem por finalidade fomentar a atividade cultural, aumentar a visibilidade das mais diversas iniciativas culturais e promover o intercâmbio entre diferentes segmentos da sociedade.
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano