Mostra de cinema negro discute questões de raça e gênero
Entretenimento 05/04/2016 18h49Da Redação
A partir desta quarta-feira (6) acontece a primeira Mostra de Cinema Negro de Sergipe. As exibições serão até o sábado (9) no Centro Cultural de Aracaju e nas unidades do Sesc em Nossa Senhora do Socorro e da capital.
O evento é realizado pelo Cineclube Candeeiro, em parceria com a Cacimba de Cinema e Vídeo. O principal objetivo é fomentar os espaços de exibição e discussão das produções cinematográficas de diretores negros e com temáticas voltadas ao emponderamento racial. Além disso, o evento pretende mostrar que o estado vive um momento muito produtivo nas produções de cineastas negros.
Um das atrações é o documentário "Conflitos e abismos: a expressão da condição humana", da cineasta sergipana Everlane Moraes, que já levou o nome de Sergipe para o cenário do Cinema Negro fora do estado e também fora do país.
A Mostra será dividida em três temas: 'Cinema, gênero e raça: o empoderamento da mulher negra'; 'Cinema e juventude negra'; e 'Cinema, religiosidade e ancestralidade afro-brasileira'. A mostra promete democratizar os espaços de exibição e o cenário audiovisual em Sergipe.
Confira a programação completa aqui.
*Com informações da Agência Aracaju
Festival, que acontece até o próximo domingo (1º), reúne atrações locais e nacionais em diversos espaços da cidade histórica
Confira a programação promovida em Aracaju
Com 39 edições e 52 anos de história, Fasc ocorre de 29 de novembro a 1 de dezembro
Entre os repertórios escolhidos estão composições autorais inéditas