MHS abriga Roda de Leitura em homenagem a Jenner Augusto
Entretenimento 08/03/2012 10h13
O artista plástico Jenner Augusto será homenageado na sexta-feira, dia 9 de março, com a IX Roda de Leitura de São Cristóvão, que acontece a partir das 16h, no Museu Histórico de Sergipe (MHS). No evento serão lidas obras de grandes nomes da literatura brasileira, como Di Cavalcanti, Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Morais, Érico Veríssimo, todas dedicadas a Jenner Augusto.
Está previsto ainda exibição da mostra audiovisual intitulada ‘Imagens de Jenner Augusto na poesia de Jorge Amado’, dirigida por Carlos Augusto Brás com a participação especial da poetisa Maria Gloria Santos. A escolha do artista plástico Jenner Augusto como homenageado da Roda de Leitura se deu por conta de sua grande contribuição na criação do MHS, que completou 52 anos no último dia 5.
O diretor do MHS, Thiago Fragata, afirma que Jenner é considerado o ‘padrinho do museu’. “Ele foi convidado para pensar a montagem da exposição do museu, numa época em que ele já era um artista plástico famoso. Nessa época, ele ficou hospedado durante meses no prédio do museu pensando em como colocar ali dentro tudo o que representasse a identidade do sergipano”, explica. Foi ideia de Jenner, por exemplo, dedicar uma sala ao artista Horácio Hora.
Além disso, Jenner deixou no MHS grandes contribuições enquanto artista. “Nós temos obras de praticamente todas as fases do artista Jenner Augusto. O MHS pode ser considerado como um lugar de memória de Jenner. Os sergipanos têm que ter o máximo de orgulho de tê-lo como conterrâneo”, explica o diretor do Museu, Thiago.
A Roda de Leitura será um momento especial, segundo ele, pois dará a oportunidade ao público de conhecer um pouco mais sobre esse ilustre sergipano através de textos escritos por grandes nomes da literatura brasileira.
Sobre Jenner
Nascido em Aracaju em 1924, Jenner morou em Rosário, Itabaianinha, Lagarto, Laranjeiras e São Cristóvão antes de migrar para Bahia em 1949. Daí o mundo conheceu a magia e a criatividade do festejado artista sergipano, irmão do jornalista Junot Silveira, outro benfeitor do Museu Histórico de Sergipe, ao lado de José Calasans, e Lauro Barreto Fontes.
Convidado pelo Governador Luis Garcia para montar a instituição, seu inestimável contributo foi uma de suas idéias; para efetivá-la ele mesmo restaurou telas do artista laranjeirense. A pinacoteca foi constituída a partir das doações efetuadas pelos seus amigos Caribé, Inimá de Paula, José Fernandes, Hoald, dentre outros.
Roda
O projeto das Rodas de Leitura em São Cristóvão, que já está em sua 9ª edição, é realizado mensalmente pela Secretaria Municipal de Cultura de São Cristóvão, em parceria com a Casa do Folclore Zeca de Noberto, Biblioteca Pública Municipal Lourival Baptista e Museu Histórico de Sergipe. As rodas têm um caráter itinerante e o convite é feito ao público em geral e em especial aos estudantes, que tem marcado presença maciça no evento.
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano