Forró Caju 2024: público e artistas celebram nordestinidade no Palco Gerson Filho
Festa tem cerca de 80% de atrações locais levando muito forró e tradição junina Entretenimento 28/06/2024 11h00O sonho de muitos artistas locais é tocar no maior festejo junino da capital sergipana: o Forró Caju. Neste sentido, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), a cada edição, tem exaltado esses talentos, priorizando a contratação de artistas e músicos da terra. Dos 126 artistas da grade de atrações do evento que passaram ou vão passar pelos palcos Luiz Gonzaga e Gerson Filho, cerca de 80% são de renome local.
Nesta quinta-feira (27), o espetáculo começou logo cedo. Às 17h, Correia dos Oito Baixos deu início às apresentações do palco Gerson Filho. Às 18h30, Joba Alves deu continuidade à festa, fazendo o público levantar a poeira. Às 20h, os aracajuanos e turistas puderam contemplar o talento e a beleza da quadrilha junina. Virgínia Fontes subiu ao palco pontualmente às 20h30, fazendo todo mundo forrozear ao som das músicas nordestinas. Em seguida, às 22h, Mimi do Acordeon encantou o público com solos marcantes. Forró Paraxaxá e Valter Nogueira foram os responsáveis pelas últimas apresentações da noite, deixando o público com vontade e disposição para voltar no dia seguinte.
O artista Joba Alves, uma das atrações do palco Gerson Filho, afirma que poder cantar no Forró Caju é maravilhoso. Para ele, isso demonstra o compromisso da gestão municipal em valorizar as produções locais e os talentos da terra. “Preparamos uma programação muito especial, à altura da festa. Pelo carinho do público, conseguimos ver que tudo isso aqui faz parte de quem nós somos. Torço para que outros artistas possam estar aqui, porque é maravilhoso. Eu comecei há 16 anos e estou realizado, sigo lutando. Esse é um forró de paz e tranquilidade, tudo muito organizado”, destaca.
A cantora Virgínia Fontes relembra sua história com o Forró Caju, maior festejo junino da capital. “Eu me apresento nessa festa há mais de 20 anos consecutivos. A gestão municipal sempre me valoriza enquanto artista e isso me deixa muito contente. O prefeito Edvaldo Nogueira preparou uma festa de sete dias que tem como maioria os artistas da terra e isso é perfeito. Preparei um repertório maravilhoso, que não vai deixar ninguém parado”, diz.
O marcador da quadrilha Século XX, campeã do concurso de quadrilhas da Rua São João, Joel Reis de São Pedro, 52 anos, conta que está gerindo a quadrilha desde quando seu pai se foi. Ele explica que o genitor foi o fundador da equipe e isso permitiu o contato direto com a cultura local.
“Eu nasci no berço cultural. A sensação que sinto por estar aqui é inexplicável, como se fosse a primeira vez. Estou levando adiante o que meu pai construiu, e aproveitando para construir a minha. É uma felicidade estar aqui, a Prefeitura de Aracaju está de parabéns pela realização contínua dessa festa maravilhosa, que contagia o povo aracajuano e também os turistas. Preparamos uma homenagem à famosa rua de São João, que conta a história desse belo e tradicional evento”, explica.
O aracajuano Ubiraci Santos Silva, 52 anos, diz que o Forró Caju 2024 está sendo um ótimo momento para descansar e aproveitar suas férias do trabalho. “Alguns anos atrás, eu fui trabalhar em Belém e conheci minha atual esposa. Lá não tem esse tipo de festa, então sempre que posso volto aqui para comemorar. Minha esposa faz questão de vir para Aracaju. Para ela, essa é uma das melhores festas. A Prefeitura está de parabéns”, elogiou.