Festival Sergipano de Artes Cênicas 2016 reúne cerca de 50 atrações
Entretenimento 28/03/2016 15h28Além de espetáculos de circo, teatro e dança, o II Festival Sergipano de Artes Cênicas traz este ano como novidade cinco oficinas práticas voltadas para profissionais da área. Promovido pelo Instituto Banese em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o evento reúne cerca 50 atrações, todas com entrada franca, entre os dias 28 de março a 30 de abril de 2016.
Na terça-feira, 29, acontece a “Oficina de Canto”, mediada pelo ator, cantor e diretor carioca, Adren Alves. Integrante do elenco original de “Gonzagão - A Lenda”, de João Falcão, Adren Alves faz parte da Companhia Barca dos Corações Partidos responsável pela última montagem da “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque. A oficina começa às 15 Horas, no Teatro Tobias Barreto. Também ministrada por Adren Alves, acontece na quarta-feira, 30 de março, a “Oficina de Interpretação”, marcada para as 14 horas, no mesmo local.
Já no dia 1º de abril, o ator Gilberto Gawronski, comanda a oficina “Crônicas de uma testemunha quase emocionada”, que acontece às 15 horas, no Teatro Tobias Barreto. Com base na leitura de textos jornalísticos, crônicas, relatos, contos e textos dramatúrgicos, a oficina tem por objetivo fazer vislumbrar um processo de criação de personagem e narrador a partir de pontos de vista múltiplos do cronista, dos que sofrem o fato e dos que vivenciam a história.
Seguindo a programação, a Companhia de Atores de Laura, do Rio de Janeiro, promove a “Oficina Prática de Interpretação”, no dia 08 de abril, a partir das 10horas, no Teatro Tobias Barreto. Criada em 1992 a partir do encontro de seus integrantes na Casa de Cultura Laura Alvim, a Companhia tem no seu repertório 21 montagens teatrais, tendo se apresentado em vários festivais no Brasil e no exterior.
A “Oficina de Máscaras Balinesas – O Jogo do Ator com a Máscara Neutra”, mediada pela atriz e educadora artística, Luana Michelotti, da Bahia, completa o cronograma. Em dois dias de atividades, na terça-feira, 26, das 09 às 18 horas, e na quarta-feira 27 de abril, das 09 às 12 horas, a oficina ocorre no Teatro Lourival Batista. A proposta tem como foco um treinamento que se baseia na expressividade de movimentos de danças da cultura popular, incluindo exercícios de terapias corporais, mímicas entre outros.
Interessados em participar devem acessar a ficha de inscrição no site da Secult, www.cultura.se.gov.br e enviá-la, devidamente preenchidas, para o e-mail: inscrição.dofestival@cultura.se.gov.br. Todas as oficinas são gratuitas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (79) 3179 – 1916. Confira a programação completa:
Oficinas
29 de março
Oficina de Canto
Companhia: Adren Alves (RJ)
Horário: 15 Horas
Local: Teatro Tobias Barreto
Público Alvo: Artistas de Teatro, Artistas de Artes Cênicas
Capacidade: 50 pessoas
Duração: 3 horas
30 de março
Oficina de Interpretação
Companhia: Adren Alves (RJ)
Horário: 14 Horas
Local: Teatro Tobias Barreto
Público Alvo: Artistas de Teatro, Artistas de Artes Cênicas
Capacidade: 50 pessoas
Duração: 3 horas
01 de abril
Oficina: Crônicas de uma testemunha quase emocionada
Mediador: Gilberto Gawronski
Horário: 15 Horas
Local: Teatro Tobias Barreto
Público Alvo: Atores, performers, escritores, músicos, professores e artesãos
Capacidade: 20 pessoas.
Duração: 2 horas
08 de abril
Oficina: Prática de Interpretação
Companhia: Cia. de Atores de Laura (RJ)
Horário: das 10h às 13:30h
Local: Teatro Tobias Barreto
Classificação Indicativa: 12 Anos
Capacidade: 50 pessoas
26 e 27 de abril
Oficina de Máscaras Balinesas – O jogo do ator com a máscara neutra
Companhia: Luana Michelotti (BA)
Horário: dia 26 das 09 às 18 horas e 27 das 09 às 12 horas
Local: Teatro Lourival Batista
Classificação Indicativa: 12 Anos
Capacidade: 20 pessoas
Fonte: Secult
Festival, que acontece até o próximo domingo (1º), reúne atrações locais e nacionais em diversos espaços da cidade histórica
Confira a programação promovida em Aracaju
Com 39 edições e 52 anos de história, Fasc ocorre de 29 de novembro a 1 de dezembro
Entre os repertórios escolhidos estão composições autorais inéditas