Festejo da Casa de Cultura João Ribeiro homenageia patrono e celebra tradição
O festejo começou com a Novena de São João Batista, tradição zelada pela Casa Entretenimento | Por Agência Sergipe 27/06/2024 14h18A Casa de Cultura João Ribeiro, unidade da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) em Laranjeiras, realizou seu tradicional festejo em homenagem ao nascimento do patrono do espaço na última quarta-feira, 26. A celebração, que movimenta a cidade, destaca a força da cultura e arte laranjeirense por meio da música, dança, grupos folclóricos e costumes religiosos.
O festejo começou com a Novena de São João Batista, tradição zelada pela Casa de Cultura e pela comunidade. Inicialmente realizada na Rua da Zona, a celebração passou a ocorrer nas ruas da cidade após a desativação da rua e a desativação da capela. Desde o início da década de 1980, a Casa de João Ribeiro, sob a direção de gestões anteriores, abraçou a festa, iniciando o processo de salvaguarda tanto do aspecto religioso quanto do profano da novena.
O diretor da Casa de Cultura João Ribeiro, Marcos Oliveira, ressaltou a importância da celebração para a comunidade: “Desde a fundação, a Casa de Cultura tem o papel de preservar o patrimônio imaterial da cidade, e isso ficou evidente na noite de hoje, com a participação de batalhões, quadrilhas, trios pé de serra e a comunidade local. Os moradores consideram a Casa uma preciosidade”, afirmou.
Em seguida, o Batalhão Unidos de São João, formado majoritariamente por mulheres, realizou sua apresentação. Ligado ao ciclo junino, o grupo cultural tradicionalmente se apresenta na noite de 31 de maio para o dia 1º de junho.
Para o Mestre João Pinheira, que está à frente do grupo há 39 anos, a apresentação foi um marco. “Além de comemorarmos o aniversário de João Ribeiro, também celebramos o São João. É uma forma de mantermos viva a nossa cultura para quem veio assistir e para aqueles que já a conhecem, permitindo reviver essas tradições. A cultura popular sobrevive do resgate, da resistência e da persistência, e é isso que nós fazemos com amor pela nossa cultura”, disse.
A Quadrilha Junina Poeirinha do Sertão, em atividade há 11 anos, também marcou presença no evento. Neste ano, o tema da quadrilha homenageia os santos juninos. Adabaney, presidente e marcador do grupo, destacou: "É sempre muito importante vivenciar e representar a nossa cultura popular, especialmente hoje, no aniversário do grande João Ribeiro, uma figura tão representativa para Laranjeiras", enfatizou.
Encerrando as apresentações, o Trio Piauí animou o público com o forró pé-de-serra, proporcionando um momento de descontração e celebração.
João Ribeiro
João Batista Ribeiro de Andrade Fernandes, nascido em 24 de junho de 1860, residiu na casa que hoje leva seu nome. Estudou em sua terra natal e no Atheneu Sergipense (1880). Foi professor de português do Colégio Pedro II, formado em Direito, e ligado fortemente à Literatura e à História. Rompeu fronteiras internacionais, tendo ido à Alemanha e morado na Suíça. Foi tradutor, gramático, romancista, filólogo, poliglota, músico, folclorista, historiador, crítico literário, jornalista, poeta, contista, pintor, membro fundador da Academia Sergipana de Letras e membro da Academia Brasileira de Letras.