Cultura e tradição: Malhador recebe Arraiá Balança mas não cai
Entretenimento 02/06/2016 17h28Por Giovane Mangueira
O mês de junho já chegou, e a temporada mais aguardada pelos nordestinos está prestes a começar. Forró, forró e mais forró, são 30 dias de muita animação, em todo o estado de Sergipe.
Na cidade de Malhador, acontece o “XI Arraiá Balança mas não cai”, evento idealizado por Claudelino de Jesus, mais conhecido como Seu Liu, que após a 6º edição da festa faleceu, mas pediu aos familiares que não deixasse a tradição dos festejos juninos acabar.
“Meu pai sempre comentava com a gente que estava sentindo falta das verdadeiras comemorações do São João, que a cada dia estavam perdendo a sua essência. Ele achava muito bonito quando as famílias se reuniam em volta da fogueira para assar milho, as crianças dançando com roupas de caipira” explica Luzia Claudia, filha do seu Liu e atual organizadora do evento.
O Arraiá Balança, mas não cai acontece na rua paralela à igreja central da cidade de Malhador.
No ano de 2005, quando os festejos juninos estavam se aproximando, Seu Liu não tinha quase nada para promover o evento, sugeriu a sua filha e amigos mais próximos que pegassem instrumentos emprestados. E assim fizeram. “Fomos atrás de palha, convidamos pessoas, artistas da cidade. No primeiro dia conseguimos contar 50 pessoas em nossa festa, no segundo dia 150, no terceiro, já não tinha mais como contar”, diz Claudia.
Durante as edições passadas, a procura pela festa chegava de todas as partes, quadrilheiros, músicos, componentes de grupos de dança que queriam um espaço para mostrar e resgatar a tradição chegavam a todo momento, e reunindo por noite cerca de 5 mil pessoas.
A partir daí, a imprensa sergipana começou a apoiar o evento, e até hoje se mantém de pé uma parceria com o Portal F5 News. “A imprensa nos ajudou muito, sempre aparecem equipes de reportagens para gravar em nossa festa, uma festa bastante familiar, atores conterraneos que fazem questão de marcar presença“,conta Claudia.
Nesta edição, o Arraiá reúne um público diversificado, com uma estrutura mais resistente, e uma expectativa de frequência ainda maior que a dos outros anos. A organização espera apenas por mais apoio, patrocinios para que a tradição continue viva por muitos anos, como pediu Seu Liu antes de deixar a terra.
Segue a programação
SEXTA-FEIRA, 3, 19h
BUTECO DO MINEIRO
OS TRÊS MOLEQUES DO FORRÓ E
FONSECA
Sábado, 4
ECINHO RODRIGUES
JUSTICEIRA
PESTINHA DO ACORDEON
DOMINGO, 5, 16h
NA RUA BRINCADEIRAS INFANTIS E APRESENTAÇÃO DE QUADRILHAS JUNINAS E À NOITE NO PALCO
BONDE DOS PATRÕES
BONDE NA SOFRÊNCIA QUENTE E ARROCHADO
CORREIA DOS OITO BAIXOS E
JOBA FORRO RALA COXA
Evento transforma o Centro em um espetáculo de cores, impulsionando o turismo, a economia e a celebração do Natal
O Sarauzin é referência em criatividade, descontração, música boa e momentos memoráveis
Festival, que acontece até o próximo domingo (1º), reúne atrações locais e nacionais em diversos espaços da cidade histórica
Confira a programação promovida em Aracaju