Confira filmes e séries que abordam relacionamentos entre mães e filhos(as)
F5 News selecionou obras instigantes e/ou divertidas para o final de semana Entretenimento | Por Ana Carolina Alves 13/05/2023 19h00Dia das Mães também é momento de se sentar pertinho das respectivas, pegar pipoca e assistir a produções para cinema ou TV que enfocam as delícias e os desafios da maternidade. F5 News fez uma seleção de filmes e séries de variados gêneros, obras capazes de emocionar, divertir ou simplesmente entreter, para dar um toque especial a esse final de semana festivo.
Filmes
Minha Mãe é Uma peça 1, 2 e 3 (série de filmes 2013-2019)Essa lista não poderia iniciar de outra forma. Antes de ganhar as telonas, a produção nasceu como uma peça - daí seu nome - no Rio de Janeiro, posteriormente chegando às telinhas, em quadros no Multishow e no Fantástico.
Estrelados pelo saudoso Paulo Gustavo, os filmes trazem uma representação do cotidiano estereotipado de uma mãe brasileira, trazendo o humor como ingrediente principal. O longa foca na relação que a “Dona Hermínia” tem com os filhos e aborda temas como sexualidade, drogas, morte, bullying, dentre outros, de uma maneira bastante cômica. O que torna a obra ainda mais fidedigna é saber que a personagem “Dona Hermínia” é inspirada por uma mãe da vida real, a do ator que a encarnou, Déa Lúcia.
No primeiro filme, Dona Hermínia busca refúgio na casa da tia, após se sentir menosprezada pelos filhos, e lá recorda as dificuldades e tribulações de ser mãe.
Minha mãe é uma peça 3, lançado em 2019, conquistou a maior bilheteria do cinema nacional em faturamento, batendo R$ 198 milhões.
Onde assistir?
Netflix e Globoplay.
Tudo sobre minha mãe (1999)O drama dirigido e escrito pelo espanhol Pedro Almodóvar traz uma mãe solo em Madri, que assiste a morte do filho em seu 17º aniversário. A partir disso, o longa acompanha a jornada dessa mãe, Manuela (Cecilia Roth), em busca do pai biológico do jovem e que desconhece sua existência dele, para dar a trágica notícia.
É um filme cheio de reviravoltas e que merece uma atenção especial por tratar de temas delicados, como o luto e a transexualidade. Ao final da exibição, Almodóvar dedica a obra, que exala feminilidade, a sua genitora.
Tudo sobre minha mãe foi bem recebido pela crítica americana, o que rendeu a ele o Oscar de Melhor Filme Internacional em 2000.
Onde assistir?
Amazon Prime Video e Apple TV.
Sexta feira Muito Louca (2003)A comédia conquistou os corações de uma geração e traz Anna (Lindsay Lohan), uma adolescente rebelde, e Tess (Jamie Lee Curtis), sua mãe, como foco central da história. Mãe e filha não se entendem e vivem brigando, mas após um acontecimento misterioso, elas trocam de corpo. Agora, cada uma precisa saber como lidar com a vida da outra, mas se deparam com várias confusões devido a suas personalidades conflitantes.
É uma história clássica e é a terceira adaptação que a Disney fez baseada na obra de Mary Rodgers, precedida por Um Dia Muito Louco (1976) e Tal mãe, tal Filha (1995). A primeira versão, de 1976, teve a ganhadora do Oscar Jodie Foster aos 14 anos, interpretando a filha.
Onde assistir?
Disney +
O quarto de Jack (2015)O quarto de Jack é um drama que acompanha uma mãe (Brie Larson) e um filho (Jacob Tremblay) que foram sequestrados e vivem em um quarto. O único contato que eles possuem com o mundo exterior é quando o velho Nick, o homem que os raptou, faz uma visita. Quando o filho Jack completa cinco anos, sua mãe monta um plano de fuga.
O papel rendeu a Brie Larson um Oscar de Melhor Atriz, sendo essa sua primeira indicação, já vitoriosa.
Onde assistir?
Star+ e Amazon Prime Video.
Um Sonho Possível (2009)O filme acompanha Michael Oher (Quinton Aaron), um jovem negro que não tem onde morar, já que sua mãe biológica lida com um problema de vício em drogas. Até que em um dia, para evitar que ele dormisse na chuva, Leigh Anne Tuohy - papel que rendeu o Oscar de Melhor Atriz a Sandra Bullock em 2009 - o convida para dormir em sua casa, onde o rapaz ganha mais do que abrigo: uma família. Isso muda a sua trajetória para sempre, e assim, passa a perceber seu potencial como estudante e jogador de futebol americano.
Onde assistir?
HBO Max e Amazon Prime Video.
Mamma Mia (2008)A adaptação de um musical da Broadway acompanha Sophie (Amanda Seyfried), que está noiva e convida para seu casamento três ex-namorados de sua mãe a fim de descobrir qual deles é seu pai biológico. Mas sua mãe (a recordista de Oscars Meryl Streep), responsável pelos preparativos do casamento da filha, não tem conhecimento desse convite.
Vale mencionar que o musical traz uma trilha completa dos sucessos do grupo ABBA, que estourou mundialmente nos anos 70 e acumula fãs até hoje.
Mamma Mia teve uma continuação de 2018, "Mamma mia: Lá Vamos Nós de Novo!", que também traz a perspectiva da maternidade.
Onde assistir?
Amazon Prime Video e Globoplay.
Que Horas Ela Volta? (2015)O drama brasileiro conta a história de Val (Regina Casé), que se muda para São Paulo a fim de dar condições melhores de vida para sua filha Jéssica. Apesar de muita dor, ela deixa a menina em Pernambuco e vai trabalhar de babá. Anos depois, Jéssica pede para ir a São Paulo, mas sua relação com os chefes de sua mãe torna-se complicada quando ela para de seguir algumas regras impostas.
Onde Assistir?
Netflix, Globoplay e Apple TV.
Séries
Gilmore Girls (2000- 2007)A série se tornou um ícone pop dos anos 2000 e acompanha a trajetória de uma mãe, Lorelai Gilmore (Lauren Graham), e sua filha, Rory Gilmore (Alexis Bledel), numa pequena cidade fictícia chamada Stars Hollow. Com um bom senso de humor e hábitos alimentares questionáveis, Lorelai, que teve Rory na adolescência, é uma mãe solo que busca construir uma relação leve e amigável com a filha. Enquanto isso, dedica-se a seu êxito na vida profissional e ao investimento nos estudos de Rory.
Onde assistir?
As sete temporadas da série estão disponíveis na Netflix.
Maid (2021)Maid (Criada) traz uma narrativa emocionante inspirada em uma história real, que conta como Alex (Margareth Qualley) foge de um relacionamento abusivo, no qual era vítima de violência psicológica, e torna-se mãe solo. Ela acaba trabalhando como diarista, fazendo faxinas para sustentar sua filha e conseguir pagar as contas sem apoio da família.
A série é baseada no livro "Superação: Trabalho Duro, Salário Baixo e o Dever de Uma Mãe Solo", de Stephanie Land, que contou sua própria história. Quando foi lançado, em 2019, o livro já alcançou o terceiro lugar entre os mais vendidos na lista do jornal The New York Times.
Onde assistir?
A minissérie de apenas 10 episódios está disponível na Netflix.
Bônus
Bates Motel (2013-2017)A indicação desta série é dedicada àqueles que apreciam histórias de terror.
Esse não é em de longe o melhor exemplo de relação entre mãe e filho. Mas trata-se de uma história eletrizante baseada no filme clássico de 1960, Phychose (Psicose), de Alfred Hitchcock. Norma Bates (Vera Farmiga) se muda com seu filho Norman Bates (Freddie Highmore), após a morte do marido e pai, para um motel abandonado em uma pequena cidade. A série conta, do ponto de vista de Norman, como ele controlava os impulsos agressivos de sua mãe e lidava com a sua superproteção.
O ponto chave da série é a reviravolta final, conhecida pelos amantes do terror.
Onde assistir?
As 5 temporadas estão disponíveis no Globoplay.