Centro de Arte e Cultura recebe exposição
Entretenimento 12/03/2012 16h02
O Centro de Arte e Cultura J. Inácio, localizado na Orla de Atalaia, inaugura às 19h da próxima terça-feira (13), a exposição "O Couro e a Festa em Sergipe". O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
A exposição traz fotografias de Francisco Moreira da Costa, JR Beira Mar e Nailson Moura, as quais projetam uma materialização da memória do sertão. Além disso, alguns mestres exibirão suas habilidades em corte, costura e bordado, a indumentária com peças e acessórios do cotidiano e artefatos de couro.
A curadoria da exposição recebe a marca de Sayonara Viana, historiadora e diretora de museus da Secult. Ela explica que serão expostas 30 fotografias, sendo dez de cada fotógrafo, que trazem um pouco do artesanato em couro e das manifestações folclóricas dos 13 municípios localizados nas regiões do alto e médio sergipano.
“Essa exposição é resultado da continuidade do trabalho intitulado 'Encourados do Sertão Sergipano', do fotógrafo Francisco Moreira da Costa, que já esteve em exposição no Museu do Homem Sergipano”, explica. Ela acrescenta que desta vez, no entanto, a exposição traz outro enfoque, com destaque maior para as festas, que contém um forte simbolismo na figura do vaqueiro e do couro.
O trabalho dos fotógrafos prioriza a valorização de um processo de trabalho secular do artesanato em couro, divulgando o saber-fazer que corre o risco de extinção devido à falta de mão de obra especializada. Foi com essa preocupação que surgiu o projeto inicial batizado de “Encourados”, que recebeu apoio do Ministério da Cultura (Minc), através do edital de Microprojetos Mais Cultura, em 2010.
O ápice da mostra que ficará abrigada no Centro de Arte e Cultura, que recebe o apoio da Seides e Secult, é o estreitamento das relações de solidariedade, integração e compromisso da comunidade na construção do conhecimento e da identidade a partir do couro no momento da celebração, com testemunhos do que faz e como vive o homem sergipano.
A exposição será aberta na terça-feira, dia 13, e segue em cartaz até 29 de abril no Centro de Arte e Cultura J. Inácio, que fica localizado na Av. Santos Dumont, s/n, Orla de Atalaia. O horário de funcionamento é de Segunda a Sábado, das 9h às 21h e Domingos e feriados, das 15h às 21h.
Fonte: Divirta-Se
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano