Carro Quebrado abriu Carnaval de Rua de Aracaju
Feijoada do Rasgadinho é neste sábado. Galo do Augustro Franco também Entretenimento 11/02/2012 09h57Por Silvio Oliveira
Os primeiros acordes do Carnaval de Aracaju foram ouvidos na noite de ontem, sexta-feira (10), quando a Confraria do Carro Quebrado colocou o bloco do mesmo nome com mais de 5 mil pessoas nas ruas do bairro São José, em Aracaju. A folia de Momo acontece na avenida Edézio Vieira de Melo, no trecho entre as ruas Zaqueu Brandão e Gonçalo Prado Rollemberg, no espaço denominado Largo Carro Quebrado.
A primeira atração do palco na noite de sexta foi a orquestras Água de Cheiro, que embalou o público cantado clássicos de Morais Moreira, Alceu Valença, entre outros. O rei e a rainha do Carnaval do Carro Quebrado deram as boas-vindas ao público e puxou uma massa que percorreu as principais ruas do bairro ao som do trio Ospal e orquestra os Indomáveis. Logo após, foi a vez de Medeiros e sua Orquestra continuar a muvuca de Carnaval.
Segundo Erico Melo, a Confraria do Carro Quebrado é uma associação sem fins lucrativos, reconhecida desde 2010 como de utilidade pública pela Lei 6962. “Somos 18 confrades que pagamos uma taxa mensalmente para um fundo e desse fundo realizamos atividades culturais e sociais”, explica.
A Confraria do Carro Quebrado é aberta para novos sócios. Quem quiser saber mais informações poderá entrar em contato através do e-mail contato@confrariadocarroquebrado.com.br.
Como começou
Carro Quebrado é o antigo nome do bairro São José e deu o nome a confraria organizada em 2005, quando cinco amigos – Emmanuel Dantas, Hugo Martins, José Marins Filho, Sérgio Pereira e Jackson Silva –, acostumados a se reunir no Bar da Macaxeira, decidiram fundar uma sociedade que promovesse ações culturais no bairro.
Dito e feito. A Confraria foi fundada e hoje resgata o carnaval de rua da capital, realizando a fuzarca momesca, embalada por marchinhas e muito frevo.
O primeiro carnaval do Carro Quebrado aconteceu em 2006 com a ajuda da comunidade. Palco montado, decoração feita e só aguardar e curtir a programação.
Tradição do Rasgadinho
Neste sábado (11) também é a vez do Rasgadinho fazer sua primeira concentração, desta vez gastronômica, em volta de uma feijoada. Os milhares de foliões criarão sustança para aguentarem uma vasta programação cultural e festiva, que deverá tomar as ruas do bairro Cirurgia no período de 17 a 21 de fevereiro.
A feijoada do Rasgadinho acontece a partir das 12h, na sede do Rasgadinho, entre as ruas Riachão e Maruim, Centro de Aracaju, e a camisa custa R$ 15,00 e pode ser comprada nos bares do Siri, da Bisteca e do Seu João. As atrações são Karla Izabela e grupo de percussão Burundanga.
Segundo Mércia Barreto, organizadora do evento, o Rasgadinho é a maior concentração do Carnaval de rua de Aracaju e este ano deverá atrair mais de 100 mil foliões durante a festa. Nos quatro dias de folia, há atrações no palco localizado na avenida Pedro Calazans, além dos cortejos pelas ruas do bairro.
“Não digo que somos agremiação, bloco, associação ou que temos vínculo empregatício. Somos a alegria de um povo querendo fazer carnaval, gerando emprego e atraindo turistas por conta somente da alegria”, definiu Mércia Barreto.
Mércia Barreto, que é produtora cultural, diz que dois pontos são cruciais para acontecer o Rasgadinho: segurança e boa música. “É uma grande mistura de cor e cultura. Conseguimos consolidar o Rasgadinho como o carnaval de Aracaju e nos preocupamos principalmente com a segurança e com o estilo de música. Muitos artistas ficam chateados quando pedimos o roteiro musical. O que queremos é continuar com a boa mistura dos frevos e das marchas”, ressaltou.
Programação Carro Quebrado:
11 de fevereiro – Sábado
19H – Orquestra Indomáveis
20h – Orquestra Geração do Frevo
22h – Bloco Carro Quebrado – Mini-trio Ospal
23h – Orquestra Los Guaranis
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano