Atração internacional é destaque do próximo concerto da ORSSE
Entretenimento 24/04/2012 08h55
Na próxima quinta-feira (26) às 20h30, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) apresentará no Teatro Tobias Barreto o primeiro concerto da série “Cajueiros” em 2012. O concerto trará o maestro armênio radicado no Canadá, Nurhan Arman , com duas obras inéditas a serem apresentadas no estado de Sergipe, são elas Konzertstück, do compositor romântico alemão Robert Schumann e a abertura “Sonho de uma Noite de Verão”, de Felix Mendelssohn-Bartholdy. Os ingressos, a preços populares, já estão disponíveis na bilheteria do TTB.
Sob a direção artística do Maestro Guilherme Mannis, coordenação da Secretaria de Estado da Cultura e patrocínio do Instituto Banese e Banese Card, a série “Cajueiros”, que ocorrerá sempre às quintas-feiras, e oferecerá ao público um vasto repertório capaz de incluir sinfonias e obras de períodos históricos variados, com obras pouco conhecidas ou inéditas em Sergipe e no Brasil, ao lado de solistas e regentes de carreira internacional.
Para emocionar a platéia e manter o nível de excelência da temporada 2012, o Konzertstück para Quatro Trompas e Orquestra será executado pela primeira vez no estado e com a presença dos solistas Vitor Ferreira, Eraldo Araújo (ORSSE), Samuel Hamzen (OSESP) e Rafael Fróes (OSB).
O maestro Guilherme Mannis, destaca as participações de ilustres convidados na temporada para o critério de consolidação sonora da orquestra em Sergipe. “A medida que recebemos esses artistas com tantas novidades e interpretações diversas, percebemos de fato como o nível da ORSSE se superou nestes seis anos e acompanha o virtuosismo exigido por estes profissionais tão experientes”, declara.
O concerto se inicia com a Abertura Sonhos de Uma Noite de Verão, de Felix Mendelssohn-Bartholdy, inspirada na fábula homônima de William Shakespeare. Em seguida, será apresentada a Konzertstück, para quatro trompas, Op.86, em fá maior de Robert Schumann., de 1849. E fechando a grande noite, virá a Sinfonia nº8, Op. 93, em fá maior, de Ludwig van Beethoven.
Sobre o regente
Nascido de pais armênios em Istambul, Nurhan Arman, fez seu primeiro recital de violino aos 13 anos de idade. Morando nos Estados Unidos, se apresentou por todo o país, aparecendo em grandes cidades dos EUA, bem como em festivais de música de prestígio em Tanglewood, Spoleto, Nova York e Flórida. Depois de várias temporadas com as orquestras norte-americanas comoviolinista concertino, iniciou uma carreira de maestro que o levou a diversas partes do globo.
Em 1982, Nurhan Arman mudou-se para o Canadá e obteve o cargo de Diretor Musical da North Bay Symphony e do North Music Festival. Já em 1987 foi nomeado Diretor Musical da Sinfônica de New Brunswick, que rapidamente se tornou um dos mais importantes da região. Em março de 1993, Nurhan Arman foi nomeado Principal Maestro Convidado da Orquestra Sinfônica de Yerevan, na Armênia. Em 1998 fundou a Sinfonia Toronto, hoje considerada uma das melhores orquestras de câmara do Canadá.
Já regeu na França, Alemanha, Áustria, Itália, Bélgica, Espanha, Hungria, Portugal, Rússia, Ucrânia, Polónia, Roménia, República Checa, Eslováquia, Eslovênia, Montenegro, Lituânia, Turquia, Armênia, Coréia do Sul, México e em todo os Estados Unidos e Canadá. Ele é atualmente o Diretor Musical da Sinfonia Toronto, no Canadá. Os críticos de ambos os lados do Atlântico têm sido unânimes nos elogios, aclamando o Maestro Arman como uma "personalidade musical fascinante e surpreendente", e detentor de "uma performance animada e nobremente aperfeiçoada”.
Fonte: Divirta-se
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano