Abertura do Fórum Racismo no Futebol acontece hoje
Entretenimento 15/03/2012 10h25Por Fernanda Araujo
Casos de racismo no esporte brasileiro e no mundo já foram evidenciados em vários noticiários da imprensa. Um exemplo disso foi o episódio em 2006, quando o zagueiro do Juventude, Antônio Carlos, foi acusado de agredir com ofensas racistas o volante do Grêmio, Jeovânio, em uma partida de futebol. Por essas e outras, em Aracaju (SE) haverá o Fórum Racismo no Futebol com ciclo de palestras que remetem à valorização da diversidade étnica, os danos que o racismo trás à sociedade e como combatê-lo.
A abertura acontecerá nesta quinta-feira (15), às 20h, no auditório Salmão do Hotel Aquarius, em frente à Orla de Atalaia. A solenidade terá a presença do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), o governador Marcelo Deda (PT), o representante do Ministério do Esporte, Paulo Sérgio de Castilho, diretor do Departamento de Defesa dos Direitos do Torcedor. Em seguida os convidados experimentarão um coquetel, ao som da dupla Chico Queiroga e Antônio Rogério.
A palestra “A valorização da pluralidade étnica” com a deputada estadual Conceição Vieira será amanhã, 16, às 8h30. Às 10h10 palestra “Contexto e casos rumorosos de racismo no futebol”, pelo presidente da Fundação Cultural Palmares e ex-ministro da Igualdade Racial, Elói Ferreira de Araújo.
Após o intervalo, os participantes voltam às 14h para ouvir a palestra do psicólogo e professor da Universidade Tiradentes, Jurandir Menezes (organizador do evento), cujo tema será “Os danos psicológicos e emocionais causados pelo racismo”. Às 16h a temática será “O que fazer para combater o racismo judicialmente”, com o advogado Marthius Sávio Cavalcante Lobato.
Com informações da Agenda Cultural de Aracaju
Foto: divulgação
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano