Seis cidades de Sergipe têm alto índice de infestação pelo Aedes aegypti
SES ainda faz um alerta para baixa procura pela vacina contra a dengue Economia | Por F5 News 29/07/2024 17h46A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou nesta segunda-feira (29) o quarto Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024, que registrou seis municípios sergipanos com alto índice de presença do mosquito.
Entre os municípios afetados estão Simão Dias (5,6), Barra dos Coqueiros (5,5), Moita Bonita (5,0), Itabaiana (4,4), Salgado (4,4) e Cumbe (4,2). Outros 47 municípios estão em situação de médio risco e 22 de baixo risco.
O estudo mede a presença do vetor nas localidades pesquisadas. O índice satisfatório varia de 0 a 0,9; o de média infestação de 1,0 a 3,9; e o de alto risco acima de 4,0. Municípios em alto risco precisam verificar falhas no combate ao mosquito.
Segundo a SES, em abril de 2024, Sergipe recebeu 14 mil doses da vacina contra a dengue, distribuídas para Aracaju, Laranjeiras, Divina Pastora, Riachuelo, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Itaporanga D’Ajuda e Santa Rosa de Lima. Apenas 6.593 doses foram aplicadas, correspondendo a 47% do público-alvo, formado por crianças de dez a 14 anos.
A pasta ainda informou que os infectados pelo mosquito podem apresentar febre, dor de cabeça e dor no corpo. Em caso de sintomas mais específicos, deve-se procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Automedicação é desaconselhada, especialmente o uso de anti-inflamatórios e medicamentos com ácido acetil salicílico, a exemplo de Aspirina, pois podem aumentar o risco de sangramentos e complicações em pessoas com dengue.
Com informações da SES.