Saiba o que fazer ao ser picado por um escorpião
Alta das temperaturas podem tornar alguns ambientes propícios à proliferação Cotidiano | Por F5 News 21/10/2023 07h00Apenas nos seis primeiros meses de 2023, Aracaju registrou 556 casos de ocorrências de picadas de escorpião. Os números são da Secretara Municipal de Saúde (SMS).
Embora os acidentes com escorpiões raramente levem à morte, eles podem causar dor e incômodo. De acordo com o Centro de Controle de Zoonose (CCZ), em Sergipe, a espécie mais encontrada é o Tityus stigmurus e sua picada provoca dor, inflamação, febre e edema.
Segundo o CCZ, com o aumento das temperaturas alguns ambientes podem se tornar propícios para a propagação desses animais. Ações básicas como evitar o acúmulo de entulhos, por exemplo, podem evitar o aparecimento de escorpiões.
Quem identificar a presença de escorpiões ou a propagação de outros animais peçonhentos podem solicitar uma visita de orientação através da Ouvidoria da Saúde, pelo 0800 729 3534, e em casos de dúvida podem entrar em contato diretamente com o Centro de Controle de Zoonoses, pelo telefone 3179-3565.
O que fazer ao ser picado por um escorpião?
Segundo o supervisor de endemias do CCZ, José Bonfim, a picada é a defesa do escorpião e elas são sempre acidentais. Ao ser picada, a vítima deve lavar o ferimento com água e sabão, e procurar imediatamente uma unidade de saúde.
É recomendado que a pessoa não faça a ingestão de medicamentos sem orientação médica e não jogue substâncias químicas, nem amarre a área picada. Se for possível, deve-se coletar o animal, colocando-o em um recipiente fechado, para levá-lo ao atendimento médico para que haja a identificação da espécie. Dessa forma, a vítima pode receber um tratamento específico e mais eficaz.
Recomendações para evitar a proliferação de escorpiões:
- Evitar o acúmulo de entulhos, resíduos orgânicos e a presença de baratas nas residências
- Conservar o imóvel livre de rachaduras,
- Manter o quintal limpo
- Tampar ralos devidamente.
Com informações da Agência Aracaju