Governo de Sergipe mantém medidas contra covid-19 até 31 de janeiro
Providência foi recomendada pelo Comitê Técnico Científico que acompanha doença Cotidiano | Por Will Rodriguez 27/01/2022 20h30 - Atualizado em 28/01/2022 16h10O governo de Sergipe decidiu, nesta quinta-feira (27), prorrogar as restrições sociais de enfrentamento à covid-19 até 31 de janeiro. A medida foi recomendada pelo Comitê Técnico Científico que monitora a pandemia no estado, em reunião.
Segundo o Estado, uma nova reunião deverá ocorrer na próxima semana, quando serão avaliados os indicadores epidemiológicos dos 15 dias anteriores para definir as diretrizes para eventos e festas previstas para ocorrer o mês de fevereiro, quando também ocorre o carnaval.
Apuração do F5News indica que na rede pública mais de 50% dos leitos de UTI já estão ocupados, o que acendeu o primeiro sinal de alerta na Secretaria de Estado da Saúde (SES). Internamente, técnicos da pasta já avaliam a necessidade de ampliar a capacidade de internamentos dos hospitais públicos.
Já na rede privada, relatos obtidos pela reportagem apontam que pacientes com sintomas de Síndromes Gripais chegam a esperar mais de duas horas para conseguir atendimento médico. Em algumas unidades, já na recepção, os pacientes têm recebido a indicação de que a admissão pode levar até seis horas.
O F5News mostrou, no começo da semana, que o ritmo da contaminação ganhou força no estado nas últimas semanas, com um aumento de mais de 1000% no número de casos positivos entre as três primeiras semanas de janeiro.