Entenda porque escolas públicas de Sergipe não funcionam nesta sexta (22)
Professores vão participar da Marcha da Classe Trabalhadora, saindo da Deso Cotidiano | Por Gabriel Ribeiro 21/03/2024 17h12Nesta sexta-feira (22), professores das Redes Municipais e Estadual de Ensino de Sergipe realizarão uma paralisação como parte das atividades do "Março Vermelho", um mês de mobilização e reivindicações por valorização, respeito à carreira, gestão democrática, autonomia docente e educação de qualidade social.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese), a paralisação coincide com a Marcha da Classe Trabalhadora, na qual professores se unirão a outros trabalhadores sergipanos para defender seus direitos.
Outro objetivo é se opor a uma possivel privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), em frente à qual será a concentração para a Marcha, às 7h, em Aracaju. Da sede na rua Campo do Brito, os manifestantes seguem pelas ruas do centro da capital.
Ainda de acordo com o que foi divulgado pelo sindicato, a mobilização dos professores se justifica também pela preocupação com a privatização da água, especialmente no contexto do Dia Mundial da Água, 22 de março.
O governo estadual é criticado pelo sindicato por uma “política privatista e neoliberal”, vista como uma ameaça não apenas à água, mas também à educação pública.
O F5 News procurou a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) para obter seus posicionamentos, porém, até o fechamento desta matéria, não obteve resposta.