Digital Influencer na Terceira Idade? Conheça a “Lenita Convida” | F5 News - Sergipe Atualizado

Fenômeno
Digital Influencer na Terceira Idade? Conheça a “Lenita Convida”
Prestes a fazer 80 anos, moradora de Aracaju espalha positividade e rompe tabus
Cotidiano | Por F5 News 28/08/2022 11h00


Lá se foi o tempo em que os jovens achavam que seus avós se mantinham alheios à internet. Caso alguém ainda ande com essa ideia ultrapassada, dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram o contrário, já que a porcentagem de pessoas com mais de 60 anos nas redes sociais subiu de 68% para 97% entre 2018 e 2021. 

A terceira idade não apenas se descobriu utilizando a internet de uma forma passiva, como consumo, mas também para produção de conteúdo nas redes sociais. E vai aderindo até mesmo à febre dos influenciadores digitais.  

A moradora de Aracaju Lenita Alves da Cunha, a “Lenita Convida”, é uma das figuras responsáveis por conferir representatividade no ambiente digital aos idosos. Prestes a completar 80 anos, em setembro, ela se tornou um fenômeno de ascensão rápida e alcance pulverizado por todo o país, ao expor suas experiências, dicas e conselhos, entre aspectos de sua rotina cheia de positividade e alegria.

A ideia de “Lenita Convida" surgiu de uma forma bastante curiosa durante uma festa de família, quando uma sobrinha-neta da quase octogenária vislumbrou o potencial ali inexplorado.  "Ela sempre foi esotérica, chamava atenção, sempre teve essa vontade de dividir, compartilhar uma dica e a gente sempre via isso nela”, disse ao F5 News Beatriz Soares, social media que levou à internet esse desejo da tia-avó.  

Com o perfil criado em janeiro de 2021, a influenciadora só verificou crescimento. A Lenita Convida acumula mais de 1,5 milhão de seguidores, distribuídos entre Instagram (243 mil); Kwai (638 mil) e Tiktok (626 mil).

Seu conteúdo é diverso, alternativo, mas foca em levar acolhimento e positividade a seu público, mais de 90% formado por mulheres. No bojo dessa boa influência valem conselhos, dicas de banhos para variados objetivos, até simpatias e dicas de jardinagem, tudo visando alegrar a vida de quem a acompanha.  

"A Lenita possui uma presença muito forte no formato Reels do Instagram, que são vídeos curtos em que o Instagram tem investido muito ultimamente. A média de visualizações dos seus últimos 10 vídeos é de 700 mil pessoas assistindo", diz Beatriz Soares.

Tal penetração já granjeou à influencer da terceira idade patrocínios e ações de merchandising, inclusive está em curso a parceria com uma rede nacional de cosméticos e cuidados pessoais. 

Além dessa performance bem sucedida em termos econômicos e de alcance, Lenita ainda passou ao largo de barreiras sociais como o etarismo, que é a discriminação e o preconceito a pessoas de idade avançada, ainda mais forte sobre as mulheres, devido ao machismo atrelado.

“Ela não sentiu preconceito algum. A idade foi um plus na construção da Lenita Convida. Eles respeitam muito o fato dela ser mais velha e ter colecionado muita bagagem ao longo da vida”,  diz Beatriz Soares, para quem a experiência da influencer confere credibilidade e autoridade ao que ela fala. .

Dentre as dificuldades enfrentadas em sua trajetória, foi um pouco difícil para Lenita se adaptar às redes sociais e às tecnologias em torno delas. "Hoje ela já se sente bastante familiarizada, além do seu perfil principal, ela tem uma outra conta onde também vê as postagens do instagram, para estar sempre acompanhando e gerenciando o que é feito nas redes dela”, diz a social media. 

É difícil para a influencer dimensionar o impacto que causa no ambiente virtual, mas uma pista está em ser eventualmente reconhecida pelas ruas de Aracaju. “Eu me sinto muito feliz, é realmente o que eu sinto e o que eu vejo. As pessoas estão valorizando a minha palavra", resume a influencer octogenária ao F5 News.  

Lenita finaliza seu depoimento ao portal trazendo uma palavra de incentivo para as pessoas seguirem seus sonhos. “Independente da idade, faça!”, aconselha. 

 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
freepik
29/11/2024  18h15 Dois homens são presos por exploração sexual e estupro de vulnerável
Michel de Oliveira/PMA
29/11/2024  17h23 SMTT amplia transporte coletivo para atender o Fasc
Reprodução/Pixabay
29/11/2024  17h22 Mãe coloca dois dos cinco filhos para adoção: “É traumático”
Energisa
29/11/2024  16h26 Conta de energia não terá cobrança extra em dezembro
Reprodução/SMTT
29/11/2024  16h07 Corrida de rua altera trânsito na Orla da Atalaia neste sábado (30)
F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado