Vendas de supermercados caem 4,86% em setembro
Brasil e Mundo 29/10/2014 14h50As vendas dos supermercados de todo o país, em valores reais, cresceram 2,91% no mês de setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, informou a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Na comparação com o mês anterior, houve queda de 4,86%. No acumulado de janeiro a setembro, setor registra alta de 1,77% ante igual período de 2013. Os números consideram os valores deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Na divulgação do Índice Nacional de Vendas, a entidade também apresenta a pesquisa Abrasmercado que mostra o comportamento de uma cesta de compras composta por 35 itens de largo consumo, como alimentos, higiene, beleza e limpeza doméstica. Os dados mostram que a cesta apresentou alta de 0,9% em setembro em relação a agosto. No mesmo período, o IPCA variou 0,57%. No acumulado dos últimos 12 meses, a cesta apresenta alta de 5,28%. O valor, no entanto, fica abaixo da inflação do período, que foi 6,75%.
As maiores altas foram observadas nos itens: cebola (8,78%), biscoito Cream Cracker (4,89%), carne traseiro (3,33%) e frango congelado (3,15%). Quedas mais significativas, por outro lado, ficaram por conta da redução no preço da batata (-6,4%), do tomate (-5,19%), do ovo (-3,95%) e da farinha de trigo (-2,93%). O Sudeste foi a região com maior alta, 1,90%, com valor de R$ 360,03. O Nordeste, por outro lado, foi a única região que apresentou queda (-0,77%), com valor de R$ 329,15.
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