Não sabe nada sobre a reforma tributária? Entenda tudo em 8 pontos
Novas regras para a cobrança de impostos sobre consumo podem ser votadas Brasil e Mundo | Por Metrópoles 03/07/2023 10h00O substitutivo da Proposta de Emenda à Constituição que trata da reforma tributária (PEC 45/2019) foi apresentado na quinta-feira (22/6), pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), na Câmara dos Deputados. O projeto pode ser votado até sexta-feira (7/7) pelos parlamentares. Com isso, o assunto deve ganhar destaque nesta semana. Conheça, abaixo, as principais mudanças que as regras em discussão podem introduzir no atual sistema tributário brasileiro.
1. Imposto sobre o Valor Adicionado (IVA) dual
A reforma em discussão tem como um dos principais objetivos unificar impostos que incidem sobre o consumo. A proposta cria o Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) dual, ou seja, com duas frentes de cobrança, que vai substituir cinco tributos existentes hoje.
IVA Federal
É chamado de Contribuição Sobre Bens e Serviços (CBS). Ele vai substituir o IPI, o PIS Cofins, recolhidos pela União. Começa a entrar em vigor em 2026 e será adotado de forma generalizada em 2027.
Leia mais no Metrópoles, parceiro do F5 News.