ITPS realiza encontro para criação da Rede Consumo Seguro e Saúde
Brasil e Mundo 06/11/2014 16h42Promover, a nível estadual, a proteção dos consumidores através do intercâmbio de informações sobre a segurança e acidentes de consumo de produtos e serviços, e a disseminação de maiores práticas sobre políticas públicas e regulação de produtos e serviços de consumo. Com esse objetivo foi realizada nesta quinta-feira (06), a primeira reunião para criação da Rede Consumo Seguro e Saúde de Sergipe. O encontro realizado no auditório do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), reuniu representantes de órgãos municipais e estaduais ligados à área, a exemplo da Vigilância Sanitária e Procon.
A importância do tema segurança de produtos/acidentes de consumo levou o Brasil, através do Inmetro, Anvisa, Senacon e Ministério da Saúde, a formarem a Rede Consumo Seguro e Saúde do país (RCSS/BR) e ao mesmo tempo adotarem ações para a criação, em todo o país, das Redes Estaduais de Consumo Seguro e Saúde. O ITPS, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e delegado do Inmetro em Sergipe, está à frente da iniciativa e convidou representantes de outros Estados para falar um pouco da experiência com a implantação da rede em suas localidades.
De acordo com o presidente do ITPS, José do Patrocínio, a ação atende a proposta da Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) que criaram a rede para o intercâmbio entre os países da América, a fim de discutirem políticas públicas voltadas à segurança de produtos, e consequentemente a defesa e proteção dos consumidores, além do intercâmbio de informações sobre produtos que causaram algum problema de acidente. “Esperamos que os órgãos estaduais façam adesão à essa iniciativa para que a gente monte uma rede de proteção em todo o país e possamos diminuir a incidência desses acidentes”, destacou ao registrar que os Estados Unidos registram perda anual de US$ 3 milhões com esse tipo de problema.
Na oportunidade, o gerente executivo de Metrologia e Qualidade do ITPS, Miguel Seixas, falou sobre o tema ‘Segurança de Produtos de Consumo e Acidentes de Consumo’. Ele destacou a importância de serem realizadas ações em conjunto para que produtos sem regulamentação sejam comercializados no mercado. “É preciso elaborar regulamentações e aperfeiçoar as regulamentações que já existem, visto que os acidentes de consumo acontecem com produtos que estão regulamentados e com os que não estão e essa cooperação entre os órgãos será fundamental para que a rede comece a operar nos Estados”, enfatizou.
Convidada para falar sobre a experiência do Instituto de Pesos e Medidas de Minas Gerais (IPEM/MG), Adriane Lacerda destacou como está sendo feita a implantação do projeto. “Temos algumas ações em conjunto com o Procon e com o Ministério Público, tanto na área da qualidade, como na área de Metrologia, inclusive com um movimento das donas de casa, onde a gente já tem uma integração com elas e dentro da competência de cada órgão, a gente procura aproveitar para desenvolver esse trabalho”, divulgou.
Na Bahia, onde a Rede Consumo Seguro e Saúde do Estado já está sendo implantada desde 2010, o representante do Instituto Baiano de Metrologia (Ibametro), Francisco Haroldo, falou sobre sua experiência. “A grande idéia de trabalhar em rede é a de ter uma cooperação entre os organismos, tanto da esfera pública quanto da esfera privada, que tenham interesse na questão da proteção do consumidor e da segurança dos produtos colocados no mercado. Observamos que as operações conjuntas são muito importantes e têm tido um grande sucesso, principalmente na questão das fiscalizações e também na educação para o consumo”, afirmou ao destacar que na última ação, do Dia das Crianças, foram apreendidos em torno de cinco mil produtos irregulares e avaliados cerca de 150 mil brinquedos. “Uma ação de fiscalização tira do mercado produtos perigosos que podem causar lesões aos consumidores e em particular as crianças que são consideradas mais vulneráveis”, reforçou.
No ano anterior, esperança de vida era de 75,5 anos
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília, em São Paulo
Acordo define entrega de 93% do volume contratado até dezembro
Números sorteados foram 01 - 13 - 19 - 46 - 50 - 57
Acidente com ônibus deixou 18 pessoas mortas na Serra da Barriga