Febre maculosa: capivaras de Campinas terão censo, castração e chip
Capivara é um dos principais hospedeiros do carrapato-estrela, transmissor da doença Brasil e Mundo | Por Metrópoles 21/06/2023 10h00São Paulo – A Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) de Campinas (SP) inicia, nesta quarta-feira (21/6) um inventário da população de capivaras em quatro parques do município. A medida faz parte do enfrentamento ao surto de febre maculosa.
O censo das capivaras foi iniciado na semana passada. Após a conclusão do levantamento e autorização do governo estadual, a Prefeitura de Campinas abrirá licitação para contratar uma empresa e esterilizar os animais (incluindo machos, fêmeas e filhotes).
Todas as capivaras serão microchipadas e receberão uma marcação que indique a castração. Os resultados também vão ajudar no manejo dos animais.
Nesta quarta, o censo começa a ser realizado no Parque das Águas, no Parque Jambeiro, e abrange o Parque Ecológico Hermógenes de Freitas Leitão Filho, em Barão Geraldo, e o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, na Rodovia Heitor Penteado.
Leia mais em Metrópoles, parceiro do F5 News.