Enem: Candidatos em Sergipe cogitam qual será tema da redação
Brasil e Mundo 09/11/2014 07h30Por Will Rodrigues
Neste domingo (9), os candidatos que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltam às salas de aula para responderem às questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Além disso os alunos também terão que dissertar sobre um determinado tema em uma redação de até 30 linhas. Por conta disso, a prova terá uma hora a mais de duração.
F5News conversou com alguns candidatos sergipanos para saber o que eles esperam deste segundo dia de provas.
Para a estudante Janaina Bastos, 17 anos, as provas de hoje são mais importantes e por isso ela acredita que deve ser mais complicado. “Por ser domingo, ter uma duração maior e serem provas com um peso grande para a nota final, acredito que devo ficar mais tensa”, diz.
A jovem também acredita que a água será o foco do tema da redação. “A falta de água é um problema que sempre existiu aqui no nordeste, mas agora afetou o sudeste, que tem mais visibilidade, e por isso pode ser colocado como tema”, observa.
Jeferson Oliveira Rosa, 19 anos, também considera a água como um possível tema, mas ele apresenta outras opções. “Os 25 anos da queda do Muro de Berlim ou os 50 anos da Ditadura Militar no Brasil são assuntos que foram bastantes discutidos este ano e acho que podem ser abordados”, aposta.
O servidor público Rodolfo Matos, 21 anos, defende que a mobilidade urbana deve ser discutida na redação deste ano. O jovem espera um tema inusitado, de difícil argumentação. “Eu quero que o tema seja mais difícil do que no ano passado porque assim nem todo mundo vai conseguir discorrer bem e a média cai”, afirma.
Foto: Arquivo F5 News
Matéria relacionada:
Sergipanos avaliam primeiro dia de provas do Enem
No ano anterior, esperança de vida era de 75,5 anos
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília, em São Paulo
Acordo define entrega de 93% do volume contratado até dezembro
Números sorteados foram 01 - 13 - 19 - 46 - 50 - 57
Acidente com ônibus deixou 18 pessoas mortas na Serra da Barriga