EDITORIAL: Os serviços que movem o Brasil
Brasil e Mundo 25/10/2011 07h05
O Grande Encontro do Setor de Serviços, evento que acontece hoje em Brasília, no auditório da Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC), tem uma relevância econômica e social para o Brasil que é preciso pontuar. Essa importância se expressa, inclusive, pela presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, que fará palestra abordando “A importância do setor de Serviços para o Governo Federal”.
O encontro é uma realização da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor de Serviços, presidida pelo deputado federal de Sergipe Laércio Oliveira. A pujança do segmento se traduz pelos números expostos no material de divulgação da Frente: os Serviços representam 68,5% do PIB brasileiro, uma potência fruto dos esforços de quase 880 mil empresas do segmento, as quais empregam cerca de 9, 2 milhões de trabalhadores, conforme dados do IBGE.
No aspecto social, os benefícios são largamente pulverizados, haja vista que a atividade terciária de serviços engloba diversas áreas, em igualmente variados níveis de qualificação. Entre elas, estão tecnologia da informação, refeições coletivas, serviços gerais, contabilidade, TV por assinatura, logística e distribuição, telemarketing e engenharia de montagem.
Ampliar o diálogo sobre as especificidades do setor e os impulsos que lhe podem ser garantidos revela-se, assim, um interesse generalizado, um caminho certo para o bem comum. Que o encontro de hoje seja, de fato, um primeiro passo para a concretização dos objetivos da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor de Serviços: organizar e fortalecer o segmento, defender a geração de emprego formal e a melhor distribuição da renda, além do aprimorar as relações de trabalho.
Eleição para promotor na Califórnia adiou a decisão sobre clemência para os irmãos
Um novo cronograma será divulgado nesta quinta-feira (21)
Cerimônia ocorreu durante visita de Estado do líder chinês em Brasília
Números sorteados foram: 03 - 09 - 18 - 54 - 59 - 60
Maior certame já realizado no país oferece 6.640 vagas em 21 órgãos