Dieta criada por cientistas favorece longevidade e saúde do coração
Dieta Pure reorganiza o cardápio semanal e coloca o leite como protagonista Brasil e Mundo | Por Metrópoles 07/07/2023 18h50Pesquisadores da Universidade de McMaster, no Canadá, criaram uma série de recomendações alimentares para a longevidade e a saúde cardíaca que foi apelidada de dieta Pure. O nome vem do fato de o plano alimentar ter sido feito após a análise de dados de cerca de 245 mil pessoas coletados no Prospective Urban Rural Epidemiology (Pure).
A dieta Pure é sistema que organiza dados de saúde e de alimentação de 80 países diferentes. Os pesquisadores usaram estas informações para estabelecer conexões entre alimentação e desfechos de saúde. Os principais resultados do trabalho foram publicados na quinta-feira (5/7) na revista da Sociedade Europeia de Cardiologia.
A dieta Pure seria capaz de reduzir o risco de morte prematura em 30%, diminuir a possibilidade de infarto do miocárdio em 14% menor risco e de AVC, em 19%. Os percentuais foram obtidos comparando com os riscos a saúde da dieta ocidental padrão, na qual há grande consumo de gorduras e ultraprocessados.
Leia mais no Metrópoles, parceiro do F5 News.