Cientistas criam tatuagem eletrônica que monitora problemas cardíacos
Sensores serão instalados para medir funções com a precisão de um eletrocardiograma Brasil e Mundo | Por Metrópoles 20/06/2023 19h00Embora não faltem opções de relógios inteligentes que permitem uma leitura aproximada da pressão arterial, a indicação feita pelos produtos não é precisa. Este cenário, porém, está prestes a mudar graças à criação de uma tatuagem eletrônica temporária que permitirá refinar esta medida, aponta uma pesquisa recente.
O estudo, liderado por médicos da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, mostrou que uma aplicação temporária com sensores pode ser feita no pulso para medir os batimentos cardíacos com uma precisão tão grande quanto a de um eletrocardiograma. Ela é colada na pele e manda informações constantes para um aplicativo.
“A pressão arterial é o sinal vital mais importante que você pode medir, mas os métodos para fazer isso fora do hospital, sem um aparelho de pulso, são muito limitados”, explica Deji Akinwande, professor do Departamento de Engenharia Elétrica e um dos co-líderes do projeto, ao site da universidade.
A pesquisa completa foi publicada nesta terça-feira (20/6) na revista científica Nature Nanotechnology. A vantagem do método está em permitir uma verificação digital da pressão por longos períodos de tempo e com um monitoramento preciso dos dados, como faz o exame de Holter, por exemplo.
Leia mais no Metrópoles, parceiro do F5 News.