O que fazer na Praia do Forte?
Você pode combinar sua ida à praia com um tour pela Linha Verde ou uma vista ao Centro Histórico de Salvador Blogs e Colunas | Passos Pelo Mundo 20/03/2022 08h00 - Atualizado em 31/07/2022 14h57A Coluna Passos Pelo Mundo dessa semana é sobre a Praia do Forte, na Bahia, um lugar que mistura a autenticidade dos pescadores locais com a sofisticação dos restaurantes e pousadas renomadas. A praia é famosa por ter a sede do projeto Tamar e tem um centrinho super badalado e sem trânsito, já que o carros devem ficar estacionados no entorno. Confira o vídeo:
Roteiro de Charme
No vídeo mostramos uma pousada do Roteiro de Charme (reserve aqui), uma associação que congrega atualmente 73 Hotéis, Pousadas e Refúgios Ecológicos situados, do Norte ao Sul do Brasil, em 16 estados e 64 destinos turísticos, que pratiquem uma hotelaria que alia os princípios de qualidade, ética e responsabilidade social.
Fundada em 1992 como entidade privada sem fins lucrativos, seus membros são selecionados anualmente pela variedade de suas características e personalidades independentes, segundo rígidos critérios quanto ao conforto, qualidade de serviços e responsabilidade sócio-ambiental, sempre de forma economicamente viável e sustentável.
Linha Verde
A Praia do Forte é a mais badalada da Linha Verde. Se você estiver de carro, uma boa opção é conhecer diversas praias da região. Saindo de Aracaju, a primeira praia é Mangue Seco, cenário do livro Tieta de Jorge Amado, é procurada pelos visitantes para passar um dia entre o rio e o mar ou fazendo um passeio de bugre sobre as dunas. Em seguida tem a Sítio do Conde, ideal para quem curte aquela pousada pé-na-areia com praias desertas por perto.
A praia seguinte é Massarandupió, a única da Bahia onde é legal a prática do nudismo, Massarandupió está convenientemente escondida por dunas. A areia é dura e o mar um pouco turvo. Atrás das dunas há belas lagoas. Só é permitida a entrada de casais ou mulheres; homens desacompanhados são barrados.
A parada seguinte é a Costa do Sauípe, complexo de resorts que preservou toda a vegetação junto ao mar: dunas e lagoinhas compõem uma paisagem mais bonita até do que a praia. O Sauípe Resorts abrange quatro dos resorts originais de Sauípe, que são ativados de acordo com a ocupação (não dá para escolher em que unidade se hospedar). Os hóspedes têm direito a usar todas as piscinas e restaurantes dessas quatro alas.
Em seguida temos Imbassaí, já mais urbanizada, porém sem badalação noturna. Além de pousadas, em Imbassaí tem o resort all-inclusive Grand Palladium, que fica 2 km ao norte da vila. Em seguida, chegamos na Praia do Forte.
Guarajuba
A Praia de Guarajuba é a praia seguinte, é a queridinha das imobiliárias, com sua grande concentração de condomínios. É muito procurada por pessoas que viajam em grupo e querem alugar casas. Tem um grande calçadão e um mar super gostoso. Essa é uma praia que frequento desde criança e pela qual tenho um carinho especial. Lá tem também tem o resort Vila Galé Marés.
A próxima parada é a Barra do Jacuípe, uma das mais bonitas da região. É ótima para banho na maré baixa. O vilarejo vai até a beira da praia e tem bares e restaurantes.
Já chegando em Salvador, a apenas 23 km da capital baiana, tem Arembepe, que tem parte de sua orla protegida por recifes, o que faz formar piscinas à beira-mar na maré baixa. Uma curiosidade do lugar é a Aldeia Hippie, onde já me hospedei há alguns anos, que fica à esquerda da vila; famosa por ter sido endereço dos Novos Baianos, a aldeia ainda resiste com residentes que vivem do artesanato.
Salvador
E se você quiser conhecer um pouco mais sobre Salvador, confira o vídeo:
Carla Passos é Jornalista, especializada em Turismo e apaixonada por história, flores, textos e coisas inspiradoras. Adora sol, mar, fotografia, doce da padaria, dançar, e sonhar… Na infância, ainda morando em Salvador, meu principal hobbie era ir ao aeroporto ver os aviões partirem. Eu sempre dizia que um dia eu estaria dentro daqueles aviões. Antes de completar 15 anos, eu dizia aos meus pais: não quero festa, quero viajar de avião para o Rio de Janeiro. Foi minha primeira viagem de avião! Trabalhei anos com essa editoria, mas atualmente estou na editoria de política, minha segunda paixão. Assim o turismo virou um hobbie. E de lá pra cá já conheci quase todos os estados do Brasil e 25 países.
Instagram: @passospelomundo_
E-mail: carla.jornalista@hotmail.com
O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.