Ferreira, Matheus, torcida e outros destaques do título do Itabaiana
O Tremendão da Serra chegou ao 11º título estadual no último sábado (23) Blogs e Colunas | Esteves em Campo 24/04/2023 22h21O Itabaiana chegou ao seu 11° título de Campeonato Sergipano com autoridade. Em dois jogos, o clube somou 4 a 0 no agregado contra o Confiança e voltou a erguer o troféu da principal competição de futebol do estado depois de 11 anos - coincidentemente o adversário do último triunfo do Tricolor tinha sido o mesmo Confiança.
A coluna reuniu os cinco maiores destaques da conquista do Tremendão do Campeonato Sergipano 2023:
Matheus: O ÍDOLO
Matheus faz parte do imaginário do torcedor que havia comemorado o título sergipano de 2005. Após a saída do clube, o camisa 11 passou anos no futebol europeu e retornou em janeiro para o Etelvino Mendonça. Anunciado com “bom filho à casa torna”, Matheus chegou como um dos reforços para o Sergipano 2023, a única competição do calendário do Itabaiana. E ele fez bonito dentro e fora de campo. Se dentro das quatro linhas ele contribuiu com 3 gols, dois deles já na fase de mata-mata, em 11 partidas. Fora dele, o jogador de 40 anos foi um exemplo de solidariedade.
Ao invés de receber o salário mensal, o jogador entrou em acordo com a Diretoria do Tremendão para que 100 cestas básicas sejam doadas para famílias do município mensalmente. Ídolos são feitos de títulos e atitudes, Matheus tem gabaritado nas duas.
Ferreira: CAMPEÃO DENTRO E FORA DE CAMPO
Outro destaque individual da 11ª taça do Itabaiana do futebol sergipano é o seu treinador. O Itabaiana iniciou o ano com Celso Teixeira no comando. O técnico campeão estadual em 2012 deixou o clube após a 5ª rodada do estadual, rumo ao futebol do Distrito Federal. A desconfiança se criou visto que o Tricolor estava no topo da tabela naquele instante. Roberto Fernandes assumiu o cargo, mas não durou. Após três rodadas o treinador deixou o comando e Ferreira chegou para arrumar a casa.
Com o desafio de pegar o time já no mata-mata, o Itabaiana superou o Falcon, na fase preliminar, Sergipe na semi e o Confiança na final. Com o resultado, Ferreira se tornou o primeiro a vencer o título estadual como jogador e treinador pelo Itabaiana.
Léo: O PAREDÃO
“Todo grande time começa com um grande goleiro”, um dos dizeres mais tradicionais do futebol define bem a campanha do título do Itabaiana. O goleiro Léo cresceu quando precisava. Pegou três pênaltis contra o Falcon e segurou lá atrás nas finais contra o Confiança. Em toda a competição, o goleiro foi vazado 12 vezes, o que dá uma média de 0,8 gols por jogo.
Torcida: O 12º JOGADOR
O Itabaiana fez do Etelvino Mendonça sua fortaleza. Em oito jogos, foram seis vitórias, um empate e apenas uma derrota em toda a competição. Parte do excelente desempenho da equipe na serra pode ser explicado pelas arquibancadas. A apaixonada torcida tricolor foi um destaque a parte da campanha do título e foi o 12 jogador em vários momentos para o Itabaiana.
Isso sem falar nos jogos longe do Mendonção, como nos jogos da volta contra o Sergipe e Confiança, ambos disputados no Batistão. A “invasão” tricolor em Aracaju foi um combustível fundamental para o 11º título do Itabaiana.
TETRA VICE? COISA DO PASSADO
XÔ ZICA! Depois de um tetra vice-campeonato seguido, entre 2016 e 2019, o torcedor do Itabaiana teve que segurar as brincadeiras dos demais torcedores. Em um período de muitas finais, o clube ficou no quase para Sergipe, Confiança, Sergipe (novamente), e Freipaulistano, respectivamente.
Felizmente, o torcedor do Tricolor da Serra deixou isso no passado. Com o título de 2023, o Itabaiana garante um calendário extenso para 2024, além de chegar ao 11º e se isolar ainda mais como o terceiro maior vencedor do estado.
Títulos do Itabaiana no Campeonato Sergipano: 1969, 1973, 1978, 1979, 1980, 1981, 1982, 1997, 2005, 2012 e 2023.
Jornalista formado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pesquisador em jornalismo esportivo e racismo. Professor da primeira disciplina focada em Jornalismo Esportivo do Departamento de Comunicação Social da UFS. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFS) e membro da Rede Nordestina de Pesquisa em Mídia e Esporte (Reneme). Co-criador, produtor e comentarista do podcast 45 de Acréscimo, primeiro podcast jornalístico de futebol do estado de Sergipe. Repórter do portal F5 News.
Análises sobre futebol e outros esportes sem nunca deixar de lado a perspectiva social do mundo que os cerca. A coluna é sobre o campo de ação, não apenas dentro das quatro linhas. Seja para falar sobre o esporte (resultados, personagens, grandes jogos), seja para falar sobre a sociedade como todo. O esporte é uma importante lente para entender o mundo, você está disposto a estar em campo para perceber?
E-mail: emersonmesteves@gmail.com
O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.