TRE/SE inicia processo de preparação das urnas | F5 News - Sergipe Atualizado

Eleições 2018
TRE/SE inicia processo de preparação das urnas
Primeiras foram as da 29ª Zona Eleitoral, que abrange municípios de Carira, Pedra Mole e Pinhão
Política 20/09/2018 14h46 - Atualizado em 20/09/2018 17h36


Nesta quinta-feira (20), foi iniciado o procedimento de inserção de dados das urnas eletrônicas que é feito com a utilização de mídias magnéticas (flash card e pendrive) preparadas na cerimônia pública de Geração de Mídias. Após a execução de todos os procedimentos de conferência de regularidade de dados, cada urna eletrônica é lacrada e armazenada no Depósito de Urnas a fim de serem posteriormente transportadas para as Zonas Eleitorais.

Na cerimônia de abertura, o juiz Marcos Antônio Garapa de Carvalho oficializou o processo. No Depósito de Urnas do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), ele supervisionou os trabalhos, acompanhado por José Carvalho Peixoto,Secretário de Tecnologia da Informação..

O procedimento é coordenado pelos servidores Mônica Martins Ávila Prado, Manoel Marcondes Barros da Silva eClaudio Gonçalves de Souza (Seção de Administração de Urnas), Júlio César Santana (Seção de Suporte Operacional),Martha Coutinho de Faria Alves e Walter Alves de Oliveira Filho (Seção de Apoio ao Usuário).

Com uma força tarefa que envolve outros servidores do Tribunal e auxiliares contratados, ocorrem assim as atividades de preparação das urnas eletrônicas de votação, de justificativa e de reserva técnica. O objetivo é deixá-las prontas para o 1º turno das eleições que ocorrerá no dia 07 de outubro.

O STI do TRE-SE explicou a importância desse processo: "Após a inserção dos dados nas urnas eletrônicas, é realizada a transferência dos equipamentos ao ambiente de checagem e lacração, embalagem e finalmente o armazenamento. É realizada a auditoria em pelo menos uma urna por zona eleitoral. Ou seja, força-se a votação e, ao fina,l expede-se o boletim de urna (relatório com o resultado da votação realizada). O objetivo da auditoria é mostrar que o sistema eletrônico de votação funciona corretamente".

A lacração das urnas encerrar-se-á em 28 de setembro com os municípios Barra dos Coqueiros e Aracaju (1ª, 2ª e 27ª Zonas Eleitorais). A preparação foi iniciada com as urnas da 29ª ZE que contempla os municípios de Carira, Pedra Mole e Pinhão.

 

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral

Mais Notícias de Política
Jefferson Rudy/Agência Senado
17/04/2024  20h10 Laércio destaca a importância do ensino técnico profissional
Senador fez suas observações no bojo da discussão do Novo Ensino Médio
Comissão Estadual da Verdade
17/04/2024  10h29 Morre Milton Coelho, militante histórico do PCB em Sergipe
Causa da morte não foi divulgada. Velório está sendo realizado no Centro de Aracaju
Agência Brasil
16/04/2024  20h26 Senado aprova PEC sobre criminalização da posse de drogas
Medida inclui na Constituição distinção entre traficante e usuário
Jefferson Rudy/Agência Senado
16/04/2024  20h00 Comissão do Senado debate impactos no mercado após três anos da Lei do gás
Agência Alese
16/04/2024  16h35 Linda Brasil denuncia nova ameaça de morte e cobra segurança do Estado
SSP disse ao F5 News que policiais foram selecionados para zelar por sua segurança

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado