Técnicos da Prefeitura de Salvador conhecem projetos inovadores de Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Técnicos da Prefeitura de Salvador conhecem projetos inovadores de Aracaju
Política | Por Agência Aracaju 03/10/2019 11h05 - Atualizado em 03/10/2019 18h04


Um dia voltado ao compartilhamento de experiências, exposição de dados e demonstração de novas metodologias aplicadas à gestão pública. Essa é a síntese do que foi proporcionado pela Prefeitura de Aracaju aos integrantes da missão técnica composta de técnicos das secretarias da Fazenda e Gestão da Prefeitura de Salvador (BA), que, nesta quarta-feira (2), coletaram informações da gestão municipal da capital sergipana sobre a virtualização de processos e o adensamento tecnológico em implementação nos diversos segmentos da administração. Os técnicos foram recebidos no Centro Administrativo pelo prefeito Edvaldo Nogueira.

“Fiquei muito feliz em receber esta comitiva da Prefeitura de Salvador. Foi um momento muito especial para troca de experiências e para que a gente pudesse apresentar o trabalho que temos desenvolvido na Prefeitura de Aracaju, notadamente o Planejamento Estratégico e o programa AjuInteligente. Mostrei que encontramos a gestão com muitas dificuldades, dívidas de R$ 540 milhões e paralisia dos serviços públicos. Com muito planejamento, corte de despesas e foco conseguimos recuperar as finanças da cidade, desenvolver projetos e executar um grande programa de obras e ações, com a captação de R$ 810 milhões. Introduzimos ainda o conceito de cidades inteligentes, utilizando a tecnologia para atender melhor o cidadão”, destacou o prefeito.

De acordo com o técnico que capitaneou a missão, o gerente Central Sistêmico de Gestão, da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), da Prefeitura de Salvador, Phedro Pimentel Neto, a experiência exitosa que Aracaju apresentou sobre a virtualização de processos no Fórum de Secretarias de Administração das Capitais (Fonac) despertou o interesse da gestão da capital baiana. “Saímos daqui muito satisfeitos, já que Aracaju nos apresenta uma solução prática, que oferece o resultado esperado que, em breve, buscamos implantar na nossa gestão. Vimos aqui que uma condução dimensionada poderá, em curto espaço de tempo, mudar uma realidade trazendo celeridade e economia de recursos”, afirmou.

Metodologia

Ao longo do dia, o secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, fez uma exposição detalhada de todos os aspectos inerentes à preparação para uma ação dessa dimensão, envolvendo capacitação e motivação de servidores, infraestrutura (software e hardware) e as adequações à realidade da administração municipal em relação às demandas apresentadas.

Concluindo a visita, o secretário convidou os técnicos para constatarem, in loco, a aplicação da nova metodologia em uma visita à Central de Atendimento e à Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoal (CGGP) da Seplog, onde são centralizadas as atividades inerentes às demandas oriundas dos próprios servidores.

“Os técnicos vieram conhecer as boas práticas da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, incluindo o Ajuinteligente, a modelagem de processos, o uso da Engenharia de Produção na gestão pública, bem como as etapas da migração do atendimento físico para o virtual, e a resolução de demandas com o uso da tecnologia. Recebemos aqui 12 servidores de Salvador, que vieram a Aracaju justamente por receberem a referência deste trabalho que já é destaque no cenário das administrações públicas do país”, resumiu o secretário.  

Mais Notícias de Política
Dimas Silva
23/04/2024  14h31 Vídeo: Confusão interrompe sessão na Câmara de Nossa Senhora do Socorro
Motivo do tumulto foi procedimento de inscrição de vereadores para falar na tribuna
Agrese
23/04/2024  14h14 Agrese participa de evento sobre competitividade da indústria do gás natural em Brasília
O tema em torno da abertura da indústria do gás focou em melhorias regulatórias
Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
23/04/2024  13h10 Lula aposta que economia em 2024 crescerá mais do que o previsto
Para presidente, investimentos não podem ser vistos como gasto
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
23/04/2024  10h12 Governo amplia esforço contra pautas com impacto fiscal bilionário
Senado e Câmara devem analisar projetos de lei nos próximos dias
Agência Senado/Reprodução
22/04/2024  20h07 Justiça tributária aos MEIs começa a ser votada no Senado Federal
Senador Laércio diz ser inadiável que haja a correção do teto de faturamento

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado