Saiba como ficaram as chapas para a disputa pelo Governo de Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Saiba como ficaram as chapas para a disputa pelo Governo de Sergipe
Oposição se divide e número de postulantes ao Executivo estadual aumenta em relação a 2014
Política | Por Will Rodriguez 06/08/2018 14h15 - Atualizado em 06/08/2018 14h47


A partir desta segunda-feira (6) até o próximo dia 15, os partidos devem registrar as candidaturas para as Eleições 2018 na Justiça Eleitoral. Em Sergipe, nove nomes devem testar sua força nas urnas como candidatos a governador, quase o dobro do número de candidaturas que disputaram o Governo do Estado há quatro anos.

Diferente de 2014, o bloco de oposição ao grupo de centro-esquerda que está no comando do Estado há 11 anos deve disputar o pleito rachado. Embora tenham conseguido dissidentes do agrupamento do governador Belivaldo Chagas (PSD), que busca a reeleição, Eduardo Amorim (PSDB) e Valadares Filho (PSB), caminharam juntos na última eleição municipal, porém sem o êxito no projeto da capital, e agora devem dividir os votos, principalmente dos simpatizantes de centro-direita.

Juntos, os três pré-candidatos possuem as maiores coligações, com cerca de dez partidos cada, e lideram as últimas pesquisas eleitorais registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE).

Mas o sergipano também deve se deparar com gente nova que tentará pela primeira vez uma candidatura ao Governo estadual, dentre eles, Mendonça Prado (DEM), Milton Andrade (PMN) e Dr. Emerson (Rede), e outros velhos conhecidos do eleitor que mais uma vez estarão na disputa, como é o caso de João Tarantella (PSL).

Os partidos de extrema esquerda, PSTU e PSOL, devem caminhar separados, cada um com candidatura própria, mas com nomes até então não testados na preferência do eleitor. Já o PT, apesar das divisões internas, com a engenharia política das últimas semanas, manteve apoio ao Governo com a indicação de Eliane Aquino para a vaga de vice na chapa majoritária da situação.

De acordo com o TRE/SE, dois partidos já registraram os pedidos de registro de 30 candidatos: 28 nomes do PSOL e 02 do partido NOVO.

O candidato escolhido em convenção tem o prazo de até dois dias para requerer individualmente o registro de sua candidatura, caso o partido político ou a coligação não o tenha requerido. Já o prazo para a impugnação dos pedidos de registro de candidatura é de cinco dias.

O Tribunal, segundo o calendário eleitoral, tem até o dia 17 de setembro para julgar e publicar as decisões de todos os pedidos de registro de candidaturas, inclusive os impugnados e os respectivos recursos.

Mais Notícias de Política
Dimas Silva
23/04/2024  14h31 Confusão interrompe sessão na Câmara de Nossa Senhora do Socorro
Motivo do tumulto foi procedimento de inscrição de vereadores para falar na tribuna
Agrese
23/04/2024  14h14 Agrese participa de evento sobre competitividade da indústria do gás natural em Brasília
O tema em torno da abertura da indústria do gás focou em melhorias regulatórias
Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
23/04/2024  13h10 Lula aposta que economia em 2024 crescerá mais do que o previsto
Para presidente, investimentos não podem ser vistos como gasto
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
23/04/2024  10h12 Governo amplia esforço contra pautas com impacto fiscal bilionário
Senado e Câmara devem analisar projetos de lei nos próximos dias
Agência Senado/Reprodução
22/04/2024  20h07 Justiça tributária aos MEIs começa a ser votada no Senado Federal
Senador Laércio diz ser inadiável que haja a correção do teto de faturamento

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado