Projeto de Lei regulamenta queijarias artesanais de Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Projeto de Lei regulamenta queijarias artesanais de Sergipe
Proposta de Zezinho Sobral é definir critérios que assegurem a qualidade dos produtos
Política 01/04/2019 18h31


Na tarde desta segunda-feira (01), na Tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Zezinho Sobral (PODE) apresentou o Projeto de Lei que regulamenta a produção e a comercialização dos queijos artesanais (tradicional e inovação) no estado de Sergipe. O texto detalha os processos, técnicas, tipos de queijos e demais derivados do leite produzidos artesanalmente, além de estabelecer critérios que asseguram a qualidade e inocuidade dos produtos.

Para Zezinho Sobral, o queijo é um dos símbolos da identidade sergipana e a produção artesanal e tradicional deve ser reconhecida e protegida pela administração pública estadual. “Sergipe tem 250 queijarias. Ao regulamentar a produção artesanal, será possível fortalecer e expandir o mercado sergipano, para que o homem do campo tenha seu trabalho reconhecido, livre da burocracia e dos entraves”, enfatizou o parlamentar. 

Dentre as diversas recomendações, a proposta trata da higienização, equipamentos e características das instalações onde os queijos artesanais são fabricados, maturados, embalados, estocados e expedidos. Além disso, os manipuladores envolvidos na produção deverão ter certificado de conclusão de curso de boas práticas agropecuárias e fazer exames de saúde anualmente, ou quando for necessário.

Zezinho Sobral explica que, pela proposta, para poder comercializar, será preciso que a queijaria tenha registro junto ao Serviço de Inspeção, estadual ou federal. “Esse registro pode ser feito individualmente ou em conjunto, por meio de associações e cooperativas. A produção artesanal do queijo é forma de agregar valor à produção leiteira que pode ser orientada pela cultura regional, pelo emprego de técnicas tradicionais ou mesmo por inovadoras que garantem ao produto a aparência e o sabor específico do tipo de queijo artesanal. O projeto destaca, também, a importância do Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ)”, apontou.

Durante a apresentação, o deputado Zezinho Sobral reforçou que o Projeto de Lei que regulamenta a produção e a comercialização dos queijos artesanais foi elaborado com o apoio de técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Instituto Federal de Sergipe (IFS).

“A produção de queijo artesanal de indústria de beneficiamento lácteo agrega valor e amplia a possibilidade de ganhos para atividade da pecuária leiteira. Esse projeto visa, também, permitir a comercialização dos queijos artesanais sergipanos fora do Estado, de forma a ajudar no desenvolvimento de Sergipe, obedecendo as normativas. A concepção e o desenvolvimento do projeto contaram com a colaboração da Emdagro e dos queijeiros sergipanos, que nos apresentaram a demanda. Vamos torcer para que os colegas parlamentares apreciem o projeto e votem a favor”, pontuou Zezinho Sobral.

Fonte: Ascom Deputado Zezinho Sobral

Mais Notícias de Política
Jefferson Rudy/Agência Senado
19/04/2024  20h29 Laércio discursa sobre suas ações em defesa das micro empresas
Setor de serviços que reúnem mais de 18 milhões de negócios
Igor Matias
19/04/2024  16h19 Justiça decreta cassação do prefeito de Santo Amaro por compra de votos
O processo também determinou a inelegibilidade até as eleições de 2028
Jefferson Rudy/Agência Senado
17/04/2024  20h10 Laércio destaca a importância do ensino técnico profissional
Senador fez suas observações no bojo da discussão do Novo Ensino Médio
Comissão Estadual da Verdade
17/04/2024  10h29 Morre Milton Coelho, militante histórico do PCB em Sergipe
Causa da morte não foi divulgada. Velório está sendo realizado no Centro de Aracaju
Agência Brasil
16/04/2024  20h26 Senado aprova PEC sobre criminalização da posse de drogas
Medida inclui na Constituição distinção entre traficante e usuário

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado