PEC quer tornar obrigatória a ida de Secretários na Alese
Política 25/04/2019 07:39

Uma Proposta de Emenda à Constituição quer tornar obrigatória a ida dos secretários de Estado na Assembleia Legislativa para prestar informações sobre a gestão em suas respectivas pastas. Caso seja aprovada, os gestores terão que comparecer à Alese quadrimestralmente, sob pena de responsabilidade, no caso de ausência injustificada. 

A PEC, de nº 01/2019, é de autoria do deputado estadual Georgeo Passos, Cidadania, e foi protocolada na Alese nesta semana. Segundo o parlamentar, a intenção é tornar mais transparente a gestão e facilitar o controle das ações das secretarias. “Um dos deveres constitucionais da Assembleia é fiscalizar os demais Poderes. Queremos potencializar esse trabalho com essa medida”, explicou.

“Hoje, não há uma obrigação de todos os secretários comparecerem ao Legislativo. Com isso, muitas vezes não temos as informações necessárias para fazer uma fiscalização de maneira eficiente. Se os gestores tiverem que dialogar pessoalmente com os deputados e puderem tirar dúvidas, vamos poder fazer esse trabalho de melhor forma”, completou Georgeo.

O parlamentar explica ainda que a medida não traz prejuízos para as convocações pontuais. “Desejamos apenas trazer um dispositivo como forma de complemento. Trata-se de um instrumento de controle externo do Poder Legislativo em face do Executivo trazendo maior concretude e fazendo uma análise mais eficiente do desenvolvimento das políticas públicas, programas, gastos e ações por parte das secretarias”, garantiu. 

Uma vez protocolada, a PEC aguarda agora o andamento nas Comissões Temáticas para depois ir à votação no Plenário. O deputado Georgeo diz que conta com o apoio dos colegas de parlamento para a aprovação da proposta por unanimidade. “É uma pauta positiva que irá contribuir bastante com a questão da transparência. Certamente os demais deputados entenderão isso”, analisou.

 

Fonte; Assessoria de Imprensa
 

Mais Notícias de Política
26/05/2019 08:47 Laércio é homenageado pelo 28º Batalhão de Caçadores 
Parlamentar participou da entrega da boina a soldados incorporados em 2019
24/05/2019 20:55 Governadores do Nordeste aprovam Plano Regional de Desenvolvimento com Bolsonaro 
Gestores estaduais também pleitearam a participação dos estados no FNE
24/05/2019 10:18 Bolsonaro faz sua primeira viagem ao Nordeste 
Em Pernambuco, ele se reúne com governadores e entrega casas populares
23/05/2019 17:22 Subvenções: MP/SE denuncia Goretti Reis por improbidade administrativa
Promotoria argumenta que deputada fez repasses de forma desproporcional
23/05/2019 12:35 TSE mantém cassação de prefeita e vice de Riachão do Dantas (SE)
Gerana Silva foi punida por divulgar pesquisa eleitoral proibida em 2016