Laércio solicita construção de unidades de saúde para quatro cidades | F5 News - Sergipe Atualizado

Laércio solicita construção de unidades de saúde para quatro cidades
Deputado federal realizou uma reunião com o Ministro da Saúde, Gilberto Occhi e os prefeitos
Política 12/12/2018 10h01 - Atualizado em 12/12/2018 15h14


O deputado federal Laércio Oliveira realizou uma reunião com o Ministro da Saúde, Gilberto Occhi e os prefeitos de Aracaju Edvaldo Nogueira, de Itabaiana Carminha Mendonça e de Boquim Eraldo Pereira. Cada prefeito solicitou uma Unidade Básica de Saúde para seu município.

Edvaldo Nogueira pediu que fosse empenhado os recursos de uma emenda extra orçamentária no valor de R$ 951 mil conseguida pelo deputado federal Laércio para a construção da sede própria para a UBS Renato Mazé Lucas no Santos Dumont. Atualmente, a unidade está funcionando em uma casa alugada. Laércio também pediu também o empenho de uma emenda extra orçamentária que ele conseguiu para o município de Japoatã.

O prefeito de Boquim também tem a mesma dificuldade, visto que uma UBS do município também funciona em prédio alugado. “Assim, os recursos que hoje usamos para pagar o aluguel, podemos direcionar para o atendimento a população, além de que em uma sede própria será possível garantir uma estrutura de melhor qualidade para a população”, explicou.

A prefeita Carminha Mendonça informou que o município de Itabaiana tem algumas dificuldades e necessita de recursos para a área de saúde, incluindo uma UBS para atender a população de regiões mais afastadas da cidade.

O deputado Laércio destacou a importância da construção das três unidades para garantir um melhor atendimento de saúde básica. “Sabemos que 80% dos problemas de saúde são resolvidos na atenção básica através de prevenção, tratamento, reabilitação, entre outros atendimentos. As UBS são instaladas perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, com isso, desempenham um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade”, disse o deputado ao ministro.

UBS
Na UBS, é possível receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

A atenção primária é constituída pelas unidades básicas de saúde (UBS) e Equipes de Atenção Básica, enquanto o nível intermediário de atenção fica a encargo do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel as Urgência), das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e o atendimento de média e alta complexidade é feito nos hospitais.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais Notícias de Política
TRE-SE
15/04/2024  16h30 TRE-SE amplia horários de atendimento para cadastro eleitoral
Em Aracaju será das 7h às 16h e, no interior do estado, das 8h às 17h
Agência Brasil
14/04/2024  19h45 Ecologia e taxação de ricos serão destaque de viagem de Haddad aos EUA
Ministro participa de reuniões do FMI, do Banco Mundial e do G20
Assessoria de Imprensa
11/04/2024  17h00 Laércio fala sobre Reforma Tributária no maior evento do setor de Serviços
Senador participou do painel A Reforma Tributária e seu Impacto no Setor de Serviços
Reprodução
11/04/2024  16h35 Título de cidadania sergipana para Michele Bolsonaro foi aprovado na Alese
A proposta incluía a ex-primeira-dama e o marido, mas Jair Bolsonaro já o recebeu
Metropoles/reprodução
10/04/2024  06h13 Maioria do TRE-PR vota contra cassação de Sergio Moro
Placar ficou em 5 votos a 2 a favor do senador

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado