Laércio contempla Catedral de Aracaju com emenda para reformas | F5 News - Sergipe Atualizado

Laércio contempla Catedral de Aracaju com emenda para reformas
Segunda etapa da restauração iniciou em setembro de 2017
Política 25/05/2018 18h47


O deputado federal Laércio Oliveira destinou mais uma vez emenda parlamentar para reformas e restauração da Catedral Metropolitana de Aracaju. Nesta segunda etapa, que iniciou em setembro de 2017, as obras contemplam a recuperação da parte externa da igreja e de elementos artísticos, contenção de umidade, restauração de esquadrias de madeira e substituição do piso. 

Já a primeira etapa começou em 2012, mas foi paralisada durante 2 anos por falta de recursos financeiros. Toda a reforma vem sendo viabilizada com recursos por meio de emendas de parlamentares. Agora estão em andamento a restauração das esquadrias de madeira e metálicas, a restauração dos elementos arquitetônicos característicos das fachadas, a recuperação do revestimento das paredes do pavimento superior e a recuperação do piso do pavimento superior, composto de assoalho de madeira.

“É de fundamental importância essas 4 emendas parlamentares dele como de outros também para nossa Catedral, para nossa cultura de Sergipe, porque ela é na verdade uma grande capela sistina de Sergipe, toda cheia de arte e somente através de emendas é que a gente pode chegar a essa reforma, então a gente agradece imensamente ao nosso deputado Laércio Oliveira por nos ter enviado quatro emendas parlamentares, três já estão em execução e uma está ainda em análise, mas nós agradecemos infinitamente em nome da Catedral de Aracaju e em nome do povo sergipano”, explicou padre Peixoto, pároco da catedral metropolitana de Aracaju.   

“A reforma é algo importante, quando fala reforma a gente já diz restaurar, colocar tudo novamente nos padrões de origem, refazer alguns problemas que tem no templo. Então, o templo restaurado é muito importante porque serve para a gente se encontrar nesse ambiente com mais harmonia”, disse Claudionor Oliveira.

Desde que começou essa fase da reforma e restauração da Catedral, as missas estão sendo realizadas no anexo da Rádio Cultura. Padre Giovani falou sobre a importância das emendas. “Toda e qualquer ajuda é bem-vinda, especialmente essas emendas são interessantes para que aconteça a restauração e outras mais que possam vir. A gente acredita em Deus que todo esse dinheiro será utilizado de forma digna para ajudar no objetivo que foi destinado e que Deus ajude todos aqueles e aquelas que patrocinaram para que aconteça a restauração porque o povo sergipano está ansioso esperando por nossa catedral de volta”, enfatizou o Padre.    

História

A Catedral Metropolitana de Aracaju localizada no Parque Teófilo Dantas, no Centro Histórico, é um dos mais significativos monumentos da arquitetura religiosa da capital sergipana. A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição foi construída em 1862, mas só foi inaugurada em 22 de dezembro de 1875. 

No dia 3 de janeiro de 1910, tornou-se a Catedral Metropolitana de Aracaju. A obra é a principal igreja de Aracaju é considerado um dos mais belos pontos turísticos da capital, sendo referencial da fé dos aracajuanos. A igreja conserva também as obras do artista sergipano Horácio Hora.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais Notícias de Política
Pixabay/Ilustrativa
24/04/2024  18h30 Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Ricardo Stuckert/PR
24/04/2024  16h16 Genro de Lula terá pastor evangélico como vice na Barra, diz coluna
O pastor Jadson Alves, do PMN, foi convidado para compor a candidatura de Sampaio
Reprodução Redes Sociais
24/04/2024  08h26 Vice-prefeito de Santana do São Francisco é preso 
Segundo Polícia Civil, ele acabou detido por posse irregular de arma de fogo
Dimas Silva
23/04/2024  14h31 Vídeo: Confusão interrompe sessão na Câmara de Nossa Senhora do Socorro
Motivo do tumulto foi procedimento de inscrição de vereadores para falar na tribuna
Agrese
23/04/2024  14h14 Agrese participa de evento sobre competitividade da indústria do gás natural em Brasília
O tema em torno da abertura da indústria do gás focou em melhorias regulatórias

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado