Laércio comemora aumento de pena para motorista bêbado que mata no trânsito | F5 News - Sergipe Atualizado

Laércio comemora aumento de pena para motorista bêbado que mata no trânsito
Política 07/12/2017 10h38


“Todos nós já ouvimos na televisão uma notícia de alguém dirigindo embriagado que atropela e mata pessoas inocentes. Em 2013 eu apresentei um projeto para mudar essa situação, que foi apensado ao PL 5568/2013 aprovado na noite de 6 de dezembro. A partir da sanção dessa lei, quem dirigir bêbado e matar, vai para a cadeia”, afirmou o deputado federal Laércio Oliveira.

Pela lei em vigor, a punição para quem provocar acidente fatal ao volante é de 2 a 4 anos de detenção, além da suspensão da habilitação. A lei, no entanto, não faz referência ao motorista alcoolizado. A proposta aprovada inclui na legislação a previsão de punição de 5 a 8 anos de reclusão para o homicídio culposo (sem intenção de matar) cometido por motorista embriagado.

Assim, quem pegar a pena máxima poderá cumprir a punição na cadeia, em regime fechado. “A pena máxima atual de 4 anos é muito branda para a gravidade do crime, já que pode ser convertida em prestação de serviços à comunidade”, explicou Laércio.

“Tem muito juiz que não aceita enquadrar como homicídio doloso [intencional] mesmo o motorista estando bêbado e o mais comum acontecer é que a pena acaba sendo convertida em pagamento de cestas básicas, mesmo em um caso tão grave como esse”, disse o parlamentar.

Esse projeto já foi votado no Plenário da Câmara em 2015 e na ocasião o deputado Laércio apresentou um destaque para aumentar a pena para de 5 a 8 anos de prisão, o que garantiria que o culpado fosse preso. O destaque foi um pedido do Movimento Não Foi Acidente que reuniu mais de um milhão de assinaturas para apresentar um projeto de iniciativa popular.  "Manter a pena mínima em 4 anos permitiria que ela fosse substituída por medida socioeducativa. O destaque foi retirado e não foi a votação, mas trabalhamos por essa modificação no Senado", disse Laércio. 

O projeto já foi para o Senado e ao ser apreciado no fim de 2016, os senadores aumentaram a pena. Por conta dessa mudança no texto, precisou passar novamente por votação na Câmara.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais Notícias de Política
Agência Alese
16/04/2024  16h35 Linda Brasil denuncia nova ameaça de morte e cobra segurança do Estado
SSP disse ao F5 News que policiais foram selecionados para zelar por sua segurança
TRE-SE
15/04/2024  16h30 TRE-SE amplia horários de atendimento para cadastro eleitoral
Em Aracaju será das 7h às 16h e, no interior do estado, das 8h às 17h
Agência Brasil
14/04/2024  19h45 Ecologia e taxação de ricos serão destaque de viagem de Haddad aos EUA
Ministro participa de reuniões do FMI, do Banco Mundial e do G20
Assessoria de Imprensa
11/04/2024  17h00 Laércio fala sobre Reforma Tributária no maior evento do setor de Serviços
Senador participou do painel A Reforma Tributária e seu Impacto no Setor de Serviços
Reprodução
11/04/2024  16h35 Título de cidadania sergipana para Michele Bolsonaro foi aprovado na Alese
A proposta incluía a ex-primeira-dama e o marido, mas Jair Bolsonaro já o recebeu

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado