Itabaianenses comemoram retorno do prefeito Valmir de Francisquinho | F5 News - Sergipe Atualizado

Festa
Itabaianenses comemoram retorno do prefeito Valmir de Francisquinho
Prefeito de Itabaiana deve reassumir a gestão nesta quarta-feira, segundo a defesa
Política | Por Will Rodriguez 12/03/2019 13h57 - Atualizado em 12/03/2019 14h44


Um clima de euforia tomou conta da cidade de Itabaiana, no agreste de Sergipe, nesta terça-feira (12), após a decisão de desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ) que autorizou a recondução de Valmir de Francisquinho ao cargo de prefeito do município serrano, do qual estava afastado há 120 dias.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram dezenas de itabaianenses concentrados na Praça Fausto Cardoso, em frente à residência de Valmir, de onde ele saiu preso durante a operação Abate Final em novembro passado. Ao som de músicas eleitorais e buzinas, a população celebra a decisão judicial em benefício do gestor.

Valmir de Franciquinho não fez nenhum pronunciamento oficial sobre a decisão até a publicação desta notícia. Segundo seus advogados, possivelmente o prefeito concederá uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (13), mesmo dia em que deve reassumir o Executivo, dependendo apenas da notificação do Poder Judiciário à Câmara Municipal e à prefeita em exercício Carminha Mendonça.

Fontes ligadas ao prefeito, ouvidas pelo F5 News, disseram que Valmir estava muito tranquilo quanto ao resultado do julgamento desta terça na Câmara Criminal, não esperando, inclusive, outro resultado que não fosse o da unanimidade dos magistrados, como ocorreu.

O prefeito, que chegou a ser preso por 16 dias no final de 2018 em razão da suposta fraude na arrecadação das taxas de abate do matadouro municipal, não está livre da Justiça. Pela frente, Valmir terá que encarar os trâmites processuais para esclarecer a acusação do Ministério Público, que aponta um desvio de mais de R$ 6 milhões dos cofres do Município.

Os advogados do prefeito, capitaneados pelo advogado Evânio Moura, vão apresentar a defesa à denúncia, que poderá ser aceita ou não pela Câmara Criminal e, a depender deste julgamento, o processo poderá entrar em sua fase de instrução. “Consideramos isso uma vitória justa, mas ainda temos um longo caminho pela frente na defesa do processo", disse o advogado ao blog JL Política.

Mais Notícias de Política
China Tom
28/03/2024  16h27 Lindolfo Amaral recebe título de cidadão aracajuano na Câmara Municipal
Ele é conhecido por seu trabalho no teatro e sua contribuição para a cultura sergipana
Divulgação
27/03/2024  19h05 Com apoio de Laércio, São José adquire aparelhos que ajudam pacientes a voltar a ouvir
Hospital conseguiu a liberação de R$ 2 milhões pelo Ministério da Saúde
Divulgação
27/03/2024  06h56 Edital para Terminal Pesqueiro é um passo importante para o setor, diz Laércio
Arthuro Paganini
26/03/2024  16h05 Alese aprova criação da Secretaria de Articulação com os Municípios
Objetivo é fortalecer as relações entre o governo e as administrações municipais
Graccho/TCE
26/03/2024  15h05 Pacto Sergipano pela Primeira Infância é instituído no Tribunal de Contas
O objetivo é a proteção daquelas crianças que vão de zero a seis anos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado