Festa
Itabaianenses comemoram retorno do prefeito Valmir de Francisquinho
Prefeito de Itabaiana deve reassumir a gestão nesta quarta-feira, segundo a defesa
Política| Por Will Rodriguez 12/03/2019 13:57 - Atualizado em 12/03/2019 14:44

Um clima de euforia tomou conta da cidade de Itabaiana, no agreste de Sergipe, nesta terça-feira (12), após a decisão de desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ) que autorizou a recondução de Valmir de Francisquinho ao cargo de prefeito do município serrano, do qual estava afastado há 120 dias.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram dezenas de itabaianenses concentrados na Praça Fausto Cardoso, em frente à residência de Valmir, de onde ele saiu preso durante a operação Abate Final em novembro passado. Ao som de músicas eleitorais e buzinas, a população celebra a decisão judicial em benefício do gestor.

Valmir de Franciquinho não fez nenhum pronunciamento oficial sobre a decisão até a publicação desta notícia. Segundo seus advogados, possivelmente o prefeito concederá uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (13), mesmo dia em que deve reassumir o Executivo, dependendo apenas da notificação do Poder Judiciário à Câmara Municipal e à prefeita em exercício Carminha Mendonça.

Fontes ligadas ao prefeito, ouvidas pelo F5 News, disseram que Valmir estava muito tranquilo quanto ao resultado do julgamento desta terça na Câmara Criminal, não esperando, inclusive, outro resultado que não fosse o da unanimidade dos magistrados, como ocorreu.

O prefeito, que chegou a ser preso por 16 dias no final de 2018 em razão da suposta fraude na arrecadação das taxas de abate do matadouro municipal, não está livre da Justiça. Pela frente, Valmir terá que encarar os trâmites processuais para esclarecer a acusação do Ministério Público, que aponta um desvio de mais de R$ 6 milhões dos cofres do Município.

Os advogados do prefeito, capitaneados pelo advogado Evânio Moura, vão apresentar a defesa à denúncia, que poderá ser aceita ou não pela Câmara Criminal e, a depender deste julgamento, o processo poderá entrar em sua fase de instrução. “Consideramos isso uma vitória justa, mas ainda temos um longo caminho pela frente na defesa do processo", disse o advogado ao blog JL Política.

Mais Notícias de Política
23/03/2019 11:32 Decreto regulamenta transporte náutico na Orla Pôr do Sol
Propósito é organizar e fortalecer cadeia turística na região
22/03/2019 07:41 Aprovada lei que fixa prazo para notificar violência contra mulher
Projeto foi aprovado pelo Senado e volta para análise da Câmara
21/03/2019 20:53 Laércio: abertura de capital nas empresas aéreas ajuda a movimentar o turismo
21/03/2019 19:01 Prefeito autoriza construção de ponte de povoados em São Cristóvão
Com investimento de R$ 264 mil, obra deve ser concluída em seis meses
21/03/2019 11:22 Ex-presidente Michel Temer é preso pela força-tarefa da Lava-Jato