Indicação do novo PGR provoca renúncia de cargos de chefia em Sergipe
Ramiro Rockenbach e Flávio Matias tomariam posse em primeiro de outubro
Política| Por F5 News 06/09/2019 17:30 - Atualizado em 06/09/2019 18:26

A indicação do subprocurador Augusto Aras para o comando da Procuradoria-Geral da República (PGR) tem gerado protestos por todo país. O mais recente foi a renúncia aos cargos de chefia dos procuradores da República em Sergipe, Ramiro Rockenbach, e Flávio Pereira da Costa Matias, indicados para comandar o Ministério Público Federal (MPF) no estado. Ambos tomariam posse no dia primeiro de outubro, respectivamente como procurador-chefe e substituto.

No ofício, enviado nesta sexta-feira (06) à atual PGR Raquel Dodge, Rockenbach afirma que foi eleito "para essa nobre função" mas que o procurador-chefe "atua no âmbito de uma gestão maior, a do MPF como um todo, sob o comando do procurador-geral da República".

"Eis que, como amplamente divulgado na imprensa, Sua Excelência, o Presidente da República, indicou, na data de ontem, para PGR um nome fora da lista tríplice, a qual, num processo aberto, democrático e transparente põe em evidências posturas, planos e projetos daqueles que almejam se tornar PGR", escreveu no ofício.

Ele diz ainda que  "A lista tríplice é uma construção e um legado pelo bem da nação brasileira. Mais grave que ignorar a lista tríplice, restou indicado um nome sob a justificativa de 'alinhamento'. Com a devida vênia, PGR não existe para se alinhar com governo algum, mas para exercer o controle dele, com base na Constituição, nas leis e em defesa do povo brasileiro".

Rockenbach afirma no ofício que um PGR indicado desta forma "não tem legitimidade para comandar o MPF" e que não deve ter colaboração da categoria, mas sim "resistência altiva e republicana".

"Não posso contribuir, em absolutamente nada, com um PGR escolhido dessa forma e com propósitos desconhecidos. Requeiro, então, a desistência formal de minha indicação, e de meu substituto, para a chefia do MPF em Sergipe", disse.

 

 

 

Mais Notícias de Política
20/09/2019 16:17 Belivaldo sanciona Lei do Subsídio para reformados da Polícia Militar
Previsão é de publicação da lei no Diário Oficial na próxima segunda-feira (23)
19/09/2019 18:49 Projeto relatado por Laércio dá segurança jurídica ao Reate 2020
Programa de exploração e produção de petróleo deve gerar 700 mil novos empregos
19/09/2019 16:30 Oferta de vagas em ensino superior a distância é maior que presencial
É o que revela Censo da Educação Superior divulgado hoje
18/09/2019 18:03 Vereadores de Aracaju acumulam mais de 270 faltas em oito meses
Um vereador se ausentou de quase metade das sessões ordinárias no período
18/09/2019 17:45 Reforma tributária deve ser votada na CCJ do Senado em 2 de outubro
Texto deverá ser discutido e votado já com sugestões feitas pelo governo