IEGM: municípios sergipanos devem responder questionário até 30 de abril | F5 News - Sergipe Atualizado

IEGM: municípios sergipanos devem responder questionário até 30 de abril
Os resultados alcançados pelo índice servirão para a construção do Anuário
Política 03/04/2019 17h19 - Atualizado em 03/04/2019 17h27


Os municípios sergipanos têm até 30 de abril para preencherem eletronicamente os questionários do Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM), que estão disponíveis no site do TCE/SE (www.tce.se.gov.br/iegm/inicio​), opção “Questionários”. Os códigos de acesso aos questionários foram encaminhados pelo TCE aos gestores municipais, através do sistema SAGRES.​

Os resultados alcançados pelo índice servirão para a construção do Anuário do IEGM 2019 e para futuras orientações e fiscalizações por parte do Tribunal de Contas e para que os prefeitos, vereadores e cidadãos possam aferi-los na correção de rumos e na reavaliação de prioridades das ações municipais.

A responsabilidade pelo completo e correto preenchimento dos questionários é do chefe do Poder Executivo Municipal, após certificação do responsável pelo órgão central de Controle Interno do município, que deverá encaminhar ao TCE até 1º de maio, via protocolo virtual, utilizando o sistema SAGRES e selecionando o tipo de documento “IEGM”. A partir daí, a equipe do Tribunal de Contas fará a validação dos questionários do IEGM, entre os dias 6 de maio e 14 de junho de 2019.

O preenchimento incompleto dos questionários equivale ao não preenchimento dos mesmos. A omissão, o descumprimento ou atraso no preenchimento dos questionários no envio do Certificado de Validação, da Tabela de Ações e Programas e da documentação necessária à validação mínima estabelecida pelo IRB, dentro do prazo limite estipulado, será passível à aplicação de multa de até R$ 62.033,61, a ser executada diretamente pelo gestor do município.

Sete áreas 

Aplicado em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB), o formulário conta com questões a respeito da Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação. 

Os municípios são classificados em cinco faixas de resultados mensurados pelas notas A (altamente efetiva); B+ (muito efetiva); B (efetiva); C+ (em fase de adequação); e C (baixo nível de adequação). 

A mais recente avaliação do IEGM, divulgada pelo TCE/SE, com base em números de 2017, mostra que, em geral, os municípios sergipanos precisam melhorar seu desempenho, de modo que suas gestões venham a atender as necessidades da população como um todo, e não apenas uma ou poucas áreas específicas. Dos 75 municípios, 72 obtiveram, em média, classificação C+ ou C. 

Para saber mais sobre o Quadro de Indicadores Municipais basta acessar AQUI. 

Fonte: TCE/SE

Mais Notícias de Política
Pixabay/Ilustrativa
24/04/2024  18h30 Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Ricardo Stuckert/PR
24/04/2024  16h16 Genro de Lula terá pastor evangélico como vice na Barra, diz coluna
O pastor Jadson Alves, do PMN, foi convidado para compor a candidatura de Sampaio
Reprodução Redes Sociais
24/04/2024  08h26 Vice-prefeito de Santana do São Francisco é preso 
Segundo Polícia Civil, ele acabou detido por posse irregular de arma de fogo
Dimas Silva
23/04/2024  14h31 Vídeo: Confusão interrompe sessão na Câmara de Nossa Senhora do Socorro
Motivo do tumulto foi procedimento de inscrição de vereadores para falar na tribuna
Agrese
23/04/2024  14h14 Agrese participa de evento sobre competitividade da indústria do gás natural em Brasília
O tema em torno da abertura da indústria do gás focou em melhorias regulatórias

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado