Petrobras assina contrato de arrendamento de fábricas de fertilizantes | F5 News - Sergipe Atualizado

Petrobras assina contrato de arrendamento de fábricas de fertilizantes
Deputado Laércio foi ao evento e festejou solução de importante questão econômica e social
Economia | Por F5 News 21/11/2019 18h56 - Atualizado em 21/11/2019 20h00


Aconteceu na tarde desta quinta-feira (20) uma reunião na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, para assinatura dos contratos de arrendamento das Fábricas de fertilizantes nitrogenados de Sergipe (Fafen-SE) e da Bahia (Fafen-BA).

Os detalhes do contrato a ser celebrado com a Proquigel Química S.A não foram divulgados pela Companhia. O arrendamento é pelo período de dez anos, renováveis por mais dez. O negócio envolve R$ 177 milhões.

Segundo o secretário do Desenvolvimento de Sergipe, José Augusto Carvalho, a operação da Fafen é essencial neste momento em que o estado busca projeção no mercado do gás, respaldado em sua capacidade produtiva. 

"O fertilizante nitrogenado tem sua única matéria-prima e seu combustível é o gás. No custo do fertilizante, falando da uréia, 56% é proveniente do gás, ou seja, como a natureza deixou o gás na nossa costa, temos que aproveitar", declarou ao F5 News

O deputado federal Laércio Oliveira (PP/SE) fez questão de comparecer à assinatura dos contratos. "Nossa luta foi grande para que esse arrendamento acontecesse. O fechamento da Fafen de Sergipe gerou um impacto econômico muito negativo, em termos de geração de emprego e renda por toda uma cadeia produtiva que servia à fábrica. Agora, podemos respirar aliviados", disse Laércio ao F5News.

"A hibernação da Fafen era um contrassenso diante das perspectivas do novo mercado do gás a ser explorado em breve no estado, sobretudo a partir da entrada em operação da termelétrica no município de Barra dos Coqueiros. Nosso momento é de trabalhar pela atração de indústrias com base nesse importante insumo; a Fafen fechada acenava na direção contrária. Felizmente, isso foi resolvido", completou o parlamentar.

A fábrica de Sergipe entrou em operação em 6 de outubro de 1982 e marcou um novo ciclo do desenvolvimento no estado. A unidade tem capacidade de produção total de ureia de 1.800 t/dia, mas está em processo de hibernação desde janeiro deste ano em razão da saída da estatal do mercado de gás natural. 

Também comercializa amônia, gás carbônico e sulfato de amônia (também usado como fertilizantes, capaz de produzir até 303 mil toneladas/ano, equivalente a 80% da exportação da região Nordeste em 2014).

Proquigel

A Proquigel é subsidiária da Unigel, cujas principais linhas de produtos são: acrilonitrila, metacrilato, produtos para mineração e fertilizantes, sendo a maior produtora nacional de sulfato de amônio. A Unigel é uma empresa 100% brasileira e uma das maiores indústrias petroquímicas do país, atuando nos negócios de estirênicos, acrílicos e fertilizantes. Possui unidades industriais tanto no Brasil como no México. Sua base de clientes abrange diversos setores industriais como: papel e celulose, têxtil, eletrônicos, embalagens, eletrodomésticos, construção civil, automotivo, agronegócios, mineração e indústria química, sendo atuantes no Brasil e no exterior.

Edição de texto: Will Rodriguez
Mais Notícias de Economia
Ricardo Stuckert/PR
23/04/2024  17h33 Programa amplia acesso a crédito para mais de 150 mil empresas em Sergipe
Iniciativa busca ampliar o acesso a crédito, renegociar dívidas e oferecer mais apoio
Divulgação/BNB
23/04/2024  16h44 BNB lança programa para fomentar bares e restaurantes na Grande Aracaju
Ações visão fortalecer o potencial turístico da região
Arthuro Paganini
23/04/2024  15h09 Campanha de crédito para aposentados e pensionistas é prorrogada em Sergipe
A ação ficará disponível até o próximo dia 30 para atender mais de 35 mil pessoas
Marcello Casal JR/Agência Brasil
23/04/2024  14h15 Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda
O crédito no valor de mais de R$ 457 milhões será disponibilizado no dia 30 de abril
Agência Brasil
23/04/2024  13h05 Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda
O crédito bancário será feito no dia 30 de abril

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado