Campanha quer melhorar a mobilidade nas calçadas de Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Acessibilidade
Campanha quer melhorar a mobilidade nas calçadas de Aracaju
Iniciativa do vereador Lucas Aribé estimula a retirada de barreiras móveis
Política 24/04/2019 18h45


Um chamado à cidadania. Assim foi o discurso do vereador Lucas Aribé (PSB), nesta quarta-feira (24), na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), ao lançar oficialmente a campanha “Calçadas: a caminhada começa com sua atitude”. A iniciativa do projeto Aracaju Acessível visa estimular a prática de ações para eliminar as barreias que impedem a mobilidade de quem anda pelos passeios da capital sergipana.

Mesas e cadeiras, sinalização, postes de energia, lixeiras, resto de obra e até carro estacionado são alguns dos objetos comumente colocados sobre as calçadas, mas que se tornam verdadeiros obstáculos para a passagem do cidadão. “Não é difícil encontrar situações como essas em bairros de Aracaju. Por isso, a campanha pede que a população elimine essas barreiras. Com elas, cidadãos e cidadãs têm o direito de ir e vir impedido e, infelizmente, precisam se arriscar transitando pelas ruas”, explicou o vereador Lucas Aribé.

Lucas lembrou que a calçada tem a finalidade de garantir segurança àqueles que transitam a pé pela cidade de forma indistinta. Como um bem comum, a calçada deve ser um espaço onde a democracia prevalece, conforme salientou. “As pessoas tendem a achar que as calçadas são uma extensão de seus imóveis, mas assim como a pista é para o carro e a ciclovia é para a bicicleta, a calçada é para o pedestre. Precisamos deixá-la livre para que crianças, idosos, gestantes, pessoas com deficiência, ou seja, qualquer cidadão possa andar com segurança”, reforçou.

PASSO A PASSO

A campanha das calçadas será consolidada a partir do esforço de cada cidadão. Ao longo do próximo mês, a Caravana da Acessibilidade vai percorrer vários bairros da capital sergipana com a mensagem de conscientização. “Estamos formando uma rede de parceiros e juntos vamos visitar o maior número de bairros possível da zona norte à zona sul da cidade, conversando com a população para apresentar exemplos práticos de como deve ser uma calçada acessível. A intenção é que cada cidadão também se engaje”, frisou Aribé.

Durante a abertura, o vereador Lucas Aribé exibiu um vídeo acessível, produzido em parceria com a Alfama WEB, que retrata algumas das muitas situações em que a passagem de pedestres fica impedida pelo mobiliário urbano. No curso da campanha, também serão disponibilizados spots, cards e outros materiais educativos.

“Criamos um ebook com orientações sobre como eliminar esses obstáculos, que já está disponível em nosso site. Também vamos às escolas para distribuir um jogo bem didático que ensina a garotada a respeitar o direito de ir e vir do próximo deixando a calçada livre. E através do e-mailguardiaodscalcadasaju@gmail.com ou do WhatsApp 79 99180-0852, a população pode nos enviar fotos e vídeos das situações vivenciadas em seus bairros”, detalhou Lucas Aribé.

ESPAÇO PÚBLICO

É da administração municipal a responsabilidade pelo ordenamento do uso dos espaços urbanos. Em Aracaju, as normas legislativas que deveriam servir de referencial esbarram na falta de aplicabilidade e fiscalização. Por isso, os casos de desrespeito são recorrentes e geram diversos transtornos nas vias públicas, comprometendo a harmonia e qualidade de vida da população.

“Vamos continuar o trabalho de sensibilização dos gestores públicos para que adotem as medidas necessárias para eliminação das barreiras arquitetônicas nesses espaços, mas a sociedade também pode contribuir para a construção de uma Aracaju mais acessível. Por isso, eu convido cada pessoa a se tornar um guardião das calçadas”, finalizou Lucas Aribé.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais Notícias de Política
Jefferson Rudy/Agência Senado
17/04/2024  20h10 Laércio destaca a importância do ensino técnico profissional
Senador fez suas observações no bojo da discussão do Novo Ensino Médio
Comissão Estadual da Verdade
17/04/2024  10h29 Morre Milton Coelho, militante histórico do PCB em Sergipe
Causa da morte não foi divulgada. Velório está sendo realizado no Centro de Aracaju
Agência Brasil
16/04/2024  20h26 Senado aprova PEC sobre criminalização da posse de drogas
Medida inclui na Constituição distinção entre traficante e usuário
Jefferson Rudy/Agência Senado
16/04/2024  20h00 Comissão do Senado debate impactos no mercado após três anos da Lei do gás
Agência Alese
16/04/2024  16h35 Linda Brasil denuncia nova ameaça de morte e cobra segurança do Estado
SSP disse ao F5 News que policiais foram selecionados para zelar por sua segurança

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado