Bolsonaro anuncia inclusão de autistas no Censo 2020
Atualmente, não existem dados oficiais sobre autistas no Brasil
Política| Por Agência Brasil 18/07/2019 16:46 - Atualizado em 18/07/2019 17:25

O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje (18), em sua conta oficial no Twitter, que sancionou a lei que obriga a inclusão, no censos demográficos, de informações específicas sobre pessoas com autismo. Atualmente, não existem dados oficiais sobre as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) no Brasil.

"Atendendo à necessidade da comunidade autista no Brasil e reconhecendo a importância do tema, sancionamos hoje a Lei 13.861/2019 que inclui dados específicos sobre autismo no Censo do IBGE. Uma boa tarde a todos!", tuitou Bolsonaro.

A expectativa inicial era que presidente vetasse o texto e tentasse incluir eventuais questionamentos sobre os autistas na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Pelo Twitter, Bolsonaro chegou a compartilhar, na semana passada, um vídeo da presidente do Instututo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Susana Guerra, em que ela defendia a inclusão dos autistas na PNAD e não no censo demográfico.

Os dois levantamentos são organizados pelo IBGE, mas o censo é realizado a cada dez anos e apura a totalidade dos dados demográficos. Nesta quinta-feira pela manhã, no Palácio do Alvorada, o presidente chegou a dizer, a um grupo de pessoas que pediam a sanção do projeto, que seguiria a orientação de sua equipe, favorável ao veto.

Autismo

O Transtorno do Espectro Autista resulta de uma desordem no desenvolvimento cerebral e engloba o autismo e a Síndrome de Asperger, além de outros transtornos, que acarretam modificações na capacidade de comunicação, na interação social e no comportamento. A estimativa é que existam 70 milhões de pessoas no mundo com autismo, sendo 2 milhões delas no Brasil.

 

Mais Notícias de Política
20/08/2019 21:00 Senador Alessandro vai presidir Comissão de Mudanças Climáticas
Comissão deve ser aberta oficialmente ainda esta semana no Congresso Nacional
20/08/2019 19:03 Lucas Aribé lança programação da 7ª Semana Aracaju Acessível
Nesta edição, evento abordará o tema “A Arte de Incluir”
20/08/2019 18:54 Laércio e Edvaldo discutem financiamento para Aracaju com Onyx
Prefeitura projeta série de obras de infraestrutura em diversos bairros da cidade
20/08/2019 15:40 Empresários querem revisão da taxa de publicidade em Aracaju
Após discussões na Câmara, projeto é rejeitado por um placar de 10x5
19/08/2019 18:04 TRE cassa mandato da chapa Belivaldo Chagas e Eliane Aquino
Tribunal entende que houve abuso de poder e governador tem inegibilidade por oito anos