Belivaldo empossa cinco novos procuradores do Estado | F5 News - Sergipe Atualizado

Belivaldo empossa cinco novos procuradores do Estado
Política 16/04/2018 14h32 - Atualizado em 16/04/2018 15h40


Cinco novos procuradores do Estado foram empossados pelo governador Belivaldo Chagas nesta segunda-feira (16). Alexandre Augusto Rocha Soares, André Borges Coelho de Miranda Freire, Fernando Costa Santos Bezerra, Laís Nunes de Oliveira e Maria Tereza Targino Hora foram aprovados no último concurso público realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), e pela Procuradoria Geral do Estado (PGE-SE) em 2017. 

Belivaldo declarou que a posse dos novos procuradores oxigenará a PGE. “Isso é muito bom. Afinal de contas, foi detectada a necessidade de termos mais procuradores, por tanto, o quadro na Procuradoria. O governador Jackson Barreto havia autorizado o concurso, o pessoal foi aprovado e havia, assim, a necessidade de empossá-los, o que fizemos na manhã de hoje. São mais cinco jovens que estarão oxigenando a Procuradoria, trazendo um pouco da sua juventude para se somar a experiência dos que lá se encontram. Eu tenho certeza absoluta, que o estado é quem sai ganhando com isso”, falou Belivaldo.

O governador ainda ressaltou o valor da PGE e seus membros para gestão estadual.  "A Procuradoria é composta de brilhantes e responsáveis profissionais. É bom quando observamos jovens ingressando nesta instituição para se somar aos experientes procuradores que temos em Sergipe. Precisamos de bons procuradores na defesa do interesses do estado, para que apresentem também sugestões para que possamos continuar a administrar o estado de Sergipe. Sem o apoio da Procuradoria fica difícil, principalmente nos dias de hoje, no qual ser governador não é fácil. Quero agradecer pelo trabalho desempenhado na PGE na nossa gestão. E como disse a doutora Aparecida quando da sua posse: vamos ao trabalho”, disse.

A nova procuradora Laís Oliveira enfatizou a alegria ao tomar posse na PGE. “Felicidade nos define neste momento. O que nos trouxe até aqui foi um objetivo, um sonhado objetivo”, disse.

O certame ofertou cinco vagas, sendo quatro de ampla concorrência e uma reservada aos candidatos com deficiência, e foi realizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília (Cebraspe/Cespe). Houve formação de reserva técnica e mais aprovados podem ser convocados até a validade do concurso, de dois anos.

No concurso, para se candidatar aos cargos, os interessados deveriam possuir diploma registrado de conclusão de curso de nível superior de bacharelado em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e registro na OAB. O subsídio inicial é de R$ 15.715,51, para uma carga de trabalho de 30 horas semanais.

Segundo a procuradora-geral do Estado, Aparecida Gama, a posse dos novos procuradores é muito importante para o Estado. “O governo do Estado precisa de um escritório de advocacia completo, eficiente e responsável. E nós somos a advocacia pública do Estado. O momento é de alegria, de reconhecimento pelo concurso. Há anos que não tínhamos concurso. Foi uma vitória e nós estamos muitos felizes. Esperamos que os novos procuradores, que são jovens, cheguem com garra, porque conhecimento jurídico eles têm”, comentou.

Mais concursos

Em 03 de abril, o governo do Estado de Sergipe, via Seplag, anunciou o lançamento de Edital autorizando a realização de concurso público para provimento de vagas para os cargos de Guarda Prisional (100 -75 para homens e 25 para mulheres), Aspirante a Oficial da Polícia Militar (30), Soldado PM (300 – 20% mulheres), Aspirante a Oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (12), Soldado BM (200 – 20% mulher) e Gestor Público (19 vagas). São 661 vagas no total. Todos têm cota de 10% para afrodescendentes.

Será exigido nível médio para os cargos de Soldado PM e CBMSE e Guarda Prisional. Será exigido nível superior para os cargos de Aspirante a Oficial CBMSE e de Gestor Público. Aspirante a Oficial da PM será exigido diploma em Direito. 

As provas objetivas deverão ser realizadas em datas diferentes, em torno de 60 dias após a publicação do edital. Os candidatos aprovados nas provas objetivas serão submetidos a novas fases: teste de aptidão física (exceto Gestor Público), avaliação psicológica (exceto Gestor Público) e Pesquisa de Conduta Social (exceto Gestor Público). Após a realização dessas fases, os aprovados ingressam na carreira e se submetem a cursos de formação (eliminatório para todas as categorias e eliminatório e classificatório para os Gestores). A contratação deverá ser em 2019.

Será o segundo concurso da carreira de Gestor Público realizado pelo Executivo Estadual. 

Polícia Militar, Polícia Civil e Cogerp

Em outubro, a PMSE incorporou ao seu contingente 249 novos soldados aprovados no concurso de ingresso aos quadros da Corporação em 2014. Foi a terceira turma daquele concurso. Em março de 2016, ingressaram na corporação 350 novos soldados e, em janeiro de 2015, aconteceu a formatura da primeira turma constituída por 657 alunos. Com as três turmas ingressaram mais de 1.250 novos soldados na Corporação.

Até 12 de abril, haviam sido chamados 295 agentes e escrivães do concurso realizado em 2014 para provimento de vagas dos cargos de Agente de Polícia Judiciária Substituto e Escrivão de Polícia Substituto, pertencente ao quadro de pessoal da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Na última sexta-feira, 13 de abril, o Governador Belivaldo Chagas assinou decreto convocando 50 novos agentes de polícia judiciária substituto daquele Concurso.

Em 2014, a SSP realizou concurso para peritos médico-legal, perito odonto-legal e perito criminal (nível superior) e papiloscopista e agente técnico de necropsia (nível médio) da Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp) . Na primeira convocação, em maio de 2015, foram nomeados servidores. Novas convocações foram feitas em junho e agosto de 2016, totalizando 74 nomeados.

Fonte: Agência Sergipe

Mais Notícias de Política
China Tom
28/03/2024  16h27 Lindolfo Amaral recebe título de cidadão aracajuano na Câmara Municipal
Ele é conhecido por seu trabalho no teatro e sua contribuição para a cultura sergipana
Divulgação
27/03/2024  19h05 Com apoio de Laércio, São José adquire aparelhos que ajudam pacientes a voltar a ouvir
Hospital conseguiu a liberação de R$ 2 milhões pelo Ministério da Saúde
Divulgação
27/03/2024  06h56 Edital para Terminal Pesqueiro é um passo importante para o setor, diz Laércio
Arthuro Paganini
26/03/2024  16h05 Alese aprova criação da Secretaria de Articulação com os Municípios
Objetivo é fortalecer as relações entre o governo e as administrações municipais
Graccho/TCE
26/03/2024  15h05 Pacto Sergipano pela Primeira Infância é instituído no Tribunal de Contas
O objetivo é a proteção daquelas crianças que vão de zero a seis anos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado