Multidão espera pelo ex-presidente Lula na porta da PF em Curitiba
Ex-presidente pode ser solto a qualquer momento
Política| Por F5 News 08/11/2019 17:01 - Atualizado em 09/11/2019 08:08

Há uma grande expectativa para a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (8), após ser expedido o alvará de soltura, assinado pelo juiz federal Danilo Pereira Júnior, da 12ª Vara de Execuções Penais. Uma multidão se concentra em frente à Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba para aguardar a saída do líder petista.

A expectativa é que Lula se reúna com os integrantes da Vigília Lula Livre, para agradecer todos que aderiram o movimento durante os 19 meses de prisão. Depois, é possível que Lula faça um discurso para os apoiadores, em seguida vá para São Paulo se encontrar com a família.

A soltura de Lula ocorre depois da decisão proferida ontem (7) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a validade da execução provisória de condenações criminais, conhecida como prisão após a segunda instância. 

O ex-presidente está preso desde 7 de abril do ano passado na Superintendência da Polícia Federal (PF), pela condenação no caso do triplex do Guarujá (SP), um dos processos da Operação Lava Jato. 

Em janeiro do ano passado, a condenação de Lula, proferida em primeira instância pelo então juiz Sergio Moro, foi confirmada e a pena aumentada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), segunda instância da Justiça Federal, para 12 anos e um mês de prisão - oito anos e quatro meses pelo crime de corrupção passiva e três anos e nove meses pela lavagem de dinheiro.

Em abril deste ano, a pena de corrupção foi reduzida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) para cinco anos e seis meses, enquanto a de lavagem ficou em três anos e quatro meses, resultando nos oito anos e dez meses finais.

Mais Notícias de Política
11/11/2019 17:32 Adotada proposta de Laércio sobre contratação de trabalhador acima de 55 anos
Governo lançou pacote de medidas para estimular a geração de empregos
11/11/2019 14:10 Prefeitos de Sergipe se mobilizam contra PEC que reduz municípios
Fames promoverá reunião com a bancada sergipana no Congresso
11/11/2019 11:48 Justiça determina liberdade de Augusto Bezerra e Paulinho da Varzinhas
Decisão ocorre após pedido da defesa dos ex-deputados com base no entendimento do STF
11/11/2019 08:05 Mitidieri sobre o governo: “Jamais seria candidato só por vaidade”
Deputado federal defende coesão do agrupamento para as Eleições de 2022
09/11/2019 13:50 Sergipanos se mobilizam a favor de PEC da prisão em segunda instância
Também houve manifestação contrária, em apoio a Lula na capital sergipana