(79) 99659-0055
Cotidiano
14/02/2018 13:55:00- Atualizado em 14/02/2018 14:06:55
Horário de verão termina neste domingo

Por F5 News

Termina nesse domingo (18) o horário brasileiro de verão, duas semanas mais cedo do que nos anos anteriores. Moradores do Distrito Federal e mais 10 estados, todos das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, terão que atrasar os relógios em uma hora.

Os demais estados do Norte e Nordeste – que não aderem ao horário de verão – voltam a ter o mesmo horário de Brasília.

No ano passado, o governo federal estudou acabar com o horário devido à redução mínima na economia de energia nos últimos anos, mas decidiu manter a prática. Em 2013, o país economizou R$ 405 milhões com o horário de verão, segundo a ONS, a Operadora Nacional do Sistema Elétrico. Três anos depois, em 2016, o valor economizado baixou 63% e foi de 147 milhões.

A ONS argumenta que há uma mudança no hábito de consumo das pessoas, que estão usando mais energia no meio da tarde por causa do calor, o que diminui a economia no início da noite com o aproveitamento da luz solar.

Mesmo mantendo o horário de verão, o governo editou um decreto para reduzir em duas semanas o próximo período do horário, atendendo a um pedido da Justiça eleitoral.

Este ano os relógios serão alterados apenas depois do 2º turno das eleições, no primeiro domingo de novembro.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o adiamento do horário de verão vai facilitar a apuração dos votos, diminuindo a diferença entre o fim do pleito no Acre e nas regiões que seguem o horário de Brasília.

*Com informações da EBC

Notícias em Sergipe
Outras notícias sobre Cotidiano
ColunistasVer todos
Mais Entretenimento
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
F5 News - © 2016.
criação de site