(79) 99659-0055
Cotidiano
07/02/2018 19:48:00
Vai viajar no Carnaval? Confira os cuidados que deve ter com o veículo

Mais um feriadão se aproxima e muita gente não abre mão de pegar a estrada para curtir a folia de Momo ou uns dias de descanso. No entanto, um simples detalhe técnico no carro pode estragar o passeio e transformar o lazer em dias de estresse.  Para que a viagem seja tranquila e segura, é sempre importante realizar a revisão do veículo com antecedência, principalmente se o carro for percorrer longas distâncias.

Cuidados como checar o nível do óleo, verificar filtros de ar, óleo e combustível, freios, radiador – que mantém estável a temperatura do motor – faróis, pneus, alinhamento e balanceamento, são imprescindíveis para uma viagem sem surpresas desagradáveis. “Muita gente acredita que apenas abastecer e calibrar os pneus, vai garantir uma viagem tranquila.  É necessário fazer as revisões do carro respeitando o tempo mínimo de seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Isso reduz o impacto de um grande conserto e principalmente evita possíveis acidentes”, orienta o gerente do Centro Automotivo da Ferreira Costa, Jadson Thiago de França.

Avaliando a vida do pneu

Entre as peças do carro que necessitam de atenção especial estão os pneus. Para que tenham uma vida útil satisfatória, além de alinhados e balanceados, é preciso verificar o indicador de desgaste, que tecnicamente é chamado de TWI (Tread Wear Indicator). “Esse indicador, que fica presente na banda de rodagem, ou seja, na superfície de contato do pneu com o asfalto, nada mais é que pequenas elevações de borracha presentes no sulco do pneu. Quando o desgaste atingir esse nível, está na hora de efetuar a troca”, pontua França.

Outro item importante para ser observado é o balanceamento das rodas e pneus e o alinhamento do veículo. Essa revisão deve ser feita a cada 10 mil quilômetros rodados, na troca ou no conserto do pneu, quando o automóvel sofrer impactos na suspensão ou quando o carro estiver puxando para um lado ou a direção trêmula.

Segurança e credibilidade na revisão do carro

Um detalhe fundamental na hora de realizar a revisão do carro é a credibilidade no centro automotivo escolhido. “Dê preferência a oficinas que ofereçam profissionais gabaritados, produtos de qualidade e serviço garantido”, alerta Jadson França. O centro automotivo Ferreira Costa, por exemplo, oferece a verificação gratuita de 46 itens do veículo como amortecedores, suspensão, pastilhas de freio, troca de pneus, entre outros serviços, além da disponibilidade de horário, pois funciona de domingo a domingo.

Pegar a estrada sem revisar os itens do carro pode colocar sua vida em risco. Rodar com os pneus “carecas”, além de perigoso é considerado pelo Código de Trânsito Brasileiro como infração grave, que rende 5 pontos na carteira. “A revisão do veículo é importante para evitar dores de cabeça durante o passeio”, pontua França. Fique alerta e boa viagem!

Check list

Não deixe a revisão do automóvel para a véspera da viagem. Antes de pegar a estrada, verifique:

  • Nível do óleo
  • Filtros de ar, óleo e combustível
  • Pastilhas dos freios
  • Radiador
  • Faróis e lanternas
  • Condições dos pneus
  • Alinhamento e balanceamento
  • Condições do estepe, macaco e chave de roda
  • Nível da água do para-brisa

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Notícias em Sergipe
Outras notícias sobre Cotidiano
ColunistasVer todos
Mais Entretenimento
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
F5 News - © 2016.
criação de site